Na hora de abrir uma conta ou contratar algum serviço financeiro, pode bater aquela dúvida sobre qual instituição escolher: uma instituição financeira cooperativa ou bancos comerciais?
Apesar de serem completamente diferentes, os bancos comerciais e as cooperativas são regulamentadas pelo Banco Central. E instituições financeiras cooperativas disponibilizam os mesmos serviços que os bancos comerciais: conta poupança e conta-corrente, empréstimos, investimentos e muito mais.
Então que tal entender agora as principais diferenças entre cada uma delas e, assim, escolher a melhor alternativa para cuidar bem das suas finanças, sejam elas pessoais ou empresariais?
🏧 Na cooperativa, todo associado é dono, enquanto no banco é apenas cliente.
Essa é a principal diferença entre as duas instituições. E isso ocorre justamente pela formação de cada uma delas.
As instituições financeiras cooperativas são sociedades de pessoas formadas especificamente para prestar serviços financeiros para outras pessoas, no caso seus associados, e não visam o lucro.
Além de usufruir dos produtos e serviços contratados, cada associado também pode contribuir com as decisões da sua cooperativa por meio das assembleias e participar da distribuição de resultados, se houver.
Já em um banco tradicional você será apenas cliente e poderá ter os benefícios daquilo que contratou, mas a relação para por aí. Isso acontece porque são instituições que visam o lucro. E, por ser uma sociedade anônima, seu capital é dividido em ações comercializadas na Bolsa de Valores. Ou seja, para ser dono de uma parte do banco, é preciso ser acionista.e
🏦 A instituição financeira cooperativa contribui com a bancarização.
Com forte atuação em cidades pequenas, as instituições financeiras cooperativas contribuem fortemente com a bancarização e inclusão financeira e, em muitas regiões, é a única opção para a população daquela localidade.
Poder contar com a presença de uma cooperativa traz dois grandes benefícios para uma região:
1 – Garantir que mais pessoas possam cuidar melhor do seu dinheiro e realizar operações financeiras com segurança;
2 – Faz parte da essência cooperativa investir no desenvolvimento econômico e social da região em que atua, estimulando o surgimento e o crescimento de novos negócios.
💹 Nas instituições financeiras cooperativas as taxas são mais justas.
E é justamente por não visar lucro que as cooperativas conseguem oferecer seus produtos e serviços com taxas mais justas em comparação aos bancos comerciais.
Agora que você já sabe quais são as principais diferenças entre as instituições financeiras cooperativas e os bancos tradicionais, ficou mais fácil decidir qual é a melhor alternativa para a sua vida financeira, não é mesmo?
#SicrediVanguarda #Sicredi #Cooperativa