A visão sobre a jornada 6x1 de quem já esteve dos dois lados da moeda. Esta semana, a discussão sobre o fim da jornada 6x1 está em alta, e fico feliz em ver que, em minha rede, o posicionamento tem sido amplamente a favor dessa mudança. 🙌 No início da minha carreira, fui agente de call center. Em um passado não muito distante, minha esposa, Alinne, também esteve nessa jornada. Coincidentemente, passamos por desafios muito parecidos: quase um burnout (na época, eu nem sabia o que era isso), falta de vida social, cansaço extremo (trabalhar 6h20 não significa trabalhar menos), entre outros. Era a personificação da corrida dos ratos. Mais recentemente, trabalhando com análise de dados para operações de call center, tive a oportunidade de comparar escalas 6x1 e 5x2. E sabe o que os dados mostraram? O óbvio: operações 5x2 entregam melhores resultados. Entre os benefícios observados: → Menor absenteísmo; → Menor rotatividade; → Maior satisfação dos colaboradores; → Melhor qualidade no atendimento. Dizer que manter a escala 6x1 reduz custos é uma visão enviesada. Na prática, menos rotatividade e absenteísmo resultam em menores gastos e maior eficiência operacional. Hoje, muitas contratações servem apenas para cobrir a ineficiência gerada pela falta de qualidade de vida. A mudança para o 5x2 não é apenas um benefício para o trabalhador, mas também para a empresa: mais dignidade para quem trabalha e mais resultados para quem emprega. #JornadaDeTrabalho #CallCenter #QualidadeDeVida #AnáliseDeDados #GestãoDePessoas
Ainda não tenho uma opinião formada/embasada sobre esse tema… Achei bom você trazer um resultado de estudo, pq contra dados não há argumentos, neh?? 🤷🏻♀️ “Confiar, eu só confio em Deus… o resto, me tragam dados” Não dá erro!!!!
Muito interessante Marco!
Concordo..
Controller | Finance Lead | FP&A | Finance Business Partner
2 mExcelente análise, Marco Fontoura. A complexidade do tema necessidade levar em consideração de diversos fatores como absenteísmo e rotatividade. E é necessário quantificar esses fatores para uma decisão acertada. No geral, eu acredito que a redução para 5 dias de trabalho é fundamental e uma análise de impacto abragente deve ser feita, até para sabermos o tamanho do impacto econômico da medida.