💡 Curiosamente, semana passada duas pessoas, em duas ocasiões bastante diferentes, me perguntaram quais são os maiores desafios de se implementar estratégias de sustentabilidade nas empresas brasileiras hoje em dia na minha opinião. De cara, pelo que tenho visto do mercado, me vem o clássico “a sustentabilidade ainda é vista como gasto”. Sinto que no Brasil, apesar dos avanços nas discussões sobre ESG nos últimos anos, ainda estamos num grau de maturidade muito baixo no que diz respeito a percepção de valor da sustentabilidade como estratégia de negócio. Colocaria em segundo lugar a falta de padronização de standards, relatórios, frameworks, e etc, e ali no mesmo patamar a ausência de regulamentações. Em seguida, o fato de que 99% (não, esse número não é um exagero) das empresas brasileiras são micro, pequenas e médias empresas que, na sua grande maioria, acham que a sustentabilidade não é uma prioridade. 🤖 Segundo a Claude, IA da Benefit Corporation Anthropic, os desafios para as empresas brasileiras implementarem uma agenda ESG são: "1. A falta de compreensão e engajamento é frequentemente citada como um dos maiores obstáculos. Muitas empresas ainda veem ESG como um custo adicional em vez de um investimento estratégico. 2. Os custos e investimentos iniciais podem ser significativos, especialmente para pequenas e médias empresas que podem não ter os recursos necessários. 3. A complexidade regulatória no Brasil, com diferentes leis e regulamentos em nível federal, estadual e municipal, pode tornar a conformidade um desafio. 4. A mensuração e relatórios de práticas ESG ainda não são padronizados, o que dificulta a comparação entre empresas e setores. 5. Garantir práticas ESG ao longo de toda a cadeia de suprimentos é particularmente desafiador no contexto brasileiro, dado o tamanho e a diversidade do país." 👉 Se você chegou até aqui, me conta nos comentários se sua experiência condiz com o que eu e a IA percebemos! Ou se você é empresário enfrentando algum desses desafios, como tem lidado com eles? #ESG #SustentabilidadeCorporativa #Negócios
Mel, não sei se faz muito parte do meu dia a dia mas não sei se concordo com os itens 3 e 4 sinceramente... Mas de qualquer forma apontaria que um dos desafios é o compromisso verdadeiro com a pauta e não o fazer por fazer do Greenwashing..
Acredito que o segredo é pensar no desenvolvimento sustentável como produtor de qualidade de vida, mesmo porque a população brasileira está envelhecendo muito rapidamente e isto é uma reivindicação de profissionais maduros (com mais de 50 anos de idade).
Founder of Katalisar - Inclusive Biocircular Economy
3 mEu reformularia a primeira. Não é que as empresas acham que ESG é só custo, mas que elas não investem em nada que não represente um ganho direto ou uma perda evitada. E muitas vezes o ESG cai nessa seara, porque pra muitas empresas ele não representa nem um ganho direto nem uma perda evitada (apesar de nós da área sabermos que isso acontece no longo prazo)