O Post de hoje é sobre o Rock in Rio. Não do ponto de vista musical, mas sobre "Planejamento e Execução". Como realizar de forma competente um mega evento na segunda maior cidade do país.
Gostaria de analisar a questão usando o termo que um ex presidente do Banco Central criou nos anos 70 como crítica ao regime militar da época. Ele disse que o Brasil e seus contrastes, era uma "BelÍndia", onde uma parte (menor) da população tinha um padrão de vida da Bélgica e a outra parte (maior) o padrão da Índia. Eram dois "Brasis" dentro de um só, um que funcionava e outro não.
De tudo que é importante num evento desta magnitude, o que foi padrão Bélgica e padrão Índia no Rock in Rio 2024, lembrando que se trata de um evento com média de público de 100 mil pessoas por dia?
TRANSPORTE- Padrão BÉLGICA. A integração Metro-BRT funcionou muito bem, desde a compra dos bilhetes até a utilização. Além deste modal, haviam ônibus que ligavam diversos pontos do Rio à cidade do Rock, espaço dedicado para táxis e carros de App's, tudo com muita gente informando e orientando.
BANHEIROS - BÉLGICA com louvor. Item sempre complicado em grandes eventos, os banheiros funcionaram muito bem, com boa estrutura, onde painéis informavam a tx de ocupação de cada conjunto. Raras filas se formavam em alguns momentos, e ainda com as equipes de manutenção focadas na limpeza e conservação.
ALIMENTOS E BEBIDAS - Em Bebidas, foi BÉLGICA. A Heineken tem exclusividade para a venda de cerveja, e foi muito competente na operação. Pré venda pelo App, todos os restaurantes vendendo, vending machines e o bom e velho "vendedor ambulante", impossível não esbarrar com eles. A Coca-Cola tb fez o dever de casa na venda de seus produtos, e os pontos de hidratação funcionaram muito bem para desespero dos vendedores de água do entorno. Já para Alimentos, no todo tivemos mais ÍNDIA do que Bélgica. Preços altos e qualidade baixa. A logística para alimentar esta multidão é insana, verdade, mas percebia-se que os funcionários não foram treinados e que o caos imperava quando o restaurante enchia, sem lideranças orientando as equipes e processos mal elaborados.
LIMPEZA - 100% BÉLGICA este quesito, por incrivel que pareça. Centenas de lixeiras grandes espalhadas por todo espaço, limpas por um exército de funcionários bem treinados e coordenados. Nem ao final do evento se viu aquele cenário de guerra que normalmente ocorre nestes casos.
SEGURANÇA - Padrão BÉLGICA, pasmem, em pleno RJ. Na parte externa, o policiamento intensivo e a presença maciça da Guarda Municipal nas ruas deram uma agradável sensação de segurança. Dentro da cidade do Rock, a segurança privada tb era ostensiva, e o público contribuiu com um comportamento tranquilo, sem maiores confusões, comuns neste tipo de evento.
De certo, temos o fato que hoje o ROCK IN RIO é o Brasil que funciona. Desde a primeira versão em 1985, aquele Rock in Rio raiz, a maturidade dos seus 40 anos fez muito bem a ele.
#gestão #planejamento
Administração | CSC | Back Office | Excel | SAP | Processos | Fintech
1 mFoi bom demais 🩷