Qual é o primeiro passo para o engenheiro estrutural que quer desenvolver projetos de galpões de aço?
Essa é uma pergunta muito recorrente e a minha resposta é sempre a mesma. É fundamental que o engenheiro, antes de fazer qualquer cálculo, compreenda o sistema estrutural. Saiba como as ações se distribuem entre os elementos estruturais em diferentes estágios da construção. Alguns aspectos básicos de concepção estrutural:
❎ Sistemas de contraventamento no plano de cobertura e no plano vertical para garantir a estabilidade estrutural na fase construtiva e ao longo da vida útil.
❎ Mãos francesas para melhorar a estabilidade na fase construtiva e, principalmente, para ações de sucção de vento.
❎ Travamentos laterais para garantir um consumo de aço otimizado para as terças de cobertura.
❎ Existem terças que fazem parte do sistema de contraventamento no plano de cobertura e, portanto, devem transmitir esforços axiais.
❎ As escoras do beiral não são obrigatórias, embora contribuem de forma bastante favorável para a distribuição de esforços entre os pórticos.
❎ É importante que as placas de base sejam verificadas também na fase construtiva, de forma a evitar colapso precoce do sistema estrutural. Algumas literaturas recomendam emprego de, no mínimo, 4 chumbadores para garantir rigidez e capacidade resistente na fase construtiva.
Quem quiser aprender mais sobre galpões, se inscrevam num evento totalmente gratuito que será realizado nos dias 01, 02 e 03 de julho, em parceria com a MDX Engenharia (André Bernardo). Confere o link de inscrição a seguir:
https://lnkd.in/dGBiucpF
Grande abraço
Alberto Leal
#engenhariacivil #engenharia #engenhariamecanica #engenhariaestrutural #estruturasméticas #análisestrutural #civil
🔩 Parafusadas