Por que precisamos falar sobre Dignidade Menstrual?
Primeiramente, é um direito de todas as pessoas que menstruam o acesso à informação sobre menstruação, ciclo menstrual, bem como o acesso a produtos e condições de higiene adequados.
Sabemos que a menstruação é um processo que faz parte da vida de milhões de pessoas e, promove transformações físicas, biológicas e emocionais. Mas ainda hoje, há quem sequer recebe algum tipo de orientação e preparo; ainda existe um número expressivo de pessoas que menstruam que não tem acesso à atendimento médico; ainda é um grande tabu falar sobre menstruação no ambiente familiar, nas comunidades, nas escolas; assim como existe muitas pessoas que não tem acesso à absorventes e usam produtos inadequados para conter o fluxo menstrual - cerca de 37% de adolescentes e jovens que menstruam possuem dificuldades de acessar produtos de higiene em suas comunidades, municípios (pesquisa realizada pela Unicef e Viração).
Precisamos entender que existe em nosso país, pessoas excluídas, que sequer conseguem existir no sentido das garantias de direitos que à Constituição Federal estabelece. Pessoas abaixo da linha da pobreza, que mau conseguem fazer uma alimentação, pessoas que não acessam o serviço de saúde, educação, energia elétrica, que não vivem com dignidade e segurança.
O Governo Federal neste ano de 2024, criou o Programa Dignidade Menstrual: um ciclo de respeito, que garante a entrega de absorvente à pessoas de baixa renda, na faixa etária de 10 a 49 anos, através da retirada via farmácia popular. Neste momento, poderíamos ter pensado, enfim o problema está resolvido, mas na realidade, não resolveu. Aqui no Amazonas, estado com 62 municipios, gigante em extensão territorial, ainda há municípios que sequer tem uma farmácia cadastrada no programa, inviabilizando o acesso e restringindo às grandes capitais e centros urbanos.
É necessário encontrarmos soluções e tecnologias acessíveis às estás populações, que de forma concreta, consigam ter o acesso digno à produtos para o período menstrual e, ao mesmo tempo reduzam os impactos no meio ambiente, pois os absorventes descartáveis não são recicláveis e, uma vez descartado, quando em contato com o solo, poluiem e promove a contaminação e o desgaste.
Sim, somos impacto e com urgência precisamos amenizar, por meio de produtos ecológico e com durabilidade prolongada à nossa saúde íntima/menstrual e o meio ambiente, como o ABSORVENTE ECOLÓGICO, feito de Pano.
O dia 28 de maio é o dia da Dignidade Menstrual, data criada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que está relacionada à duração do ciclo (28) e à média de duração da menstruação (5). É um dia de enfrentamento à pobreza menstrual e à promoção da saúde da mulher.
#DignidadeMenstrual
#Saude&Dignidade
#AbsorventeEcologico
#PeloDireitodeTodas&Todes