Com o propósito de fomentar a bioeconomia e a inovação na Amazônia, Manaus vai receber a primeira edição do Inova Amazônia nos dias 9 e 10 de maio.
A conferência vai expor mais de 80 negócios da região focados em promover discussões e práticas sustentáveis de uso da terra, conservação da biodiversidade e desenvolvimento econômico que respeite os ecossistemas amazônicos e as comunidades locais.
A conferência promove conexões e networking entre negócios que requerem uma abordagem desafiadora, como a de levar em consideração tanto as oportunidades econômicas quanto os desafios ambientais e sociais únicos da região amazônica. O Inova Amazônia é uma realização do Sebrae, com apoio do Governo do Amazonas e parceiros como a Vale, a AL-Invest Verde, a Finep e a Rede Amazônica.
O Inova Amazônia é um exemplo de estratégia focada em fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma. No total, já foram investidos R$ 23 milhões em ações de aceleração, bolsas, eventos, Sebraetec e missões internacionais.
Para impulsionar os negócios locais, o Inova contará com convidados renomados e que poderão oferecer insights valiosos em palestras.
São eles: O economista e líder da Unidade de Desenvolvimento Socioeconômico Inclusivo (PUND) no Brasil, Cristiano Prado; o professor de biotecnologia do Instituto Federal de Tocantins (IFTO), Éber Souza; o Secretário de Estado do Meio Ambiente,
Eduardo Taveira; a conselheira do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC),
Elizabeth Ritter; o Líder de Operações do Instituto Amazônia+21, Fernando Penedo, MSc ; o vice-presidente da AmapaTec,
Frank Portela; A Embaixadora da Gênese Jornada Amazônia, Hellen Almada; o gerente na área de Planejamento e Relações Institucionais na EMBRAPII, José Meneses ; a advogada do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Juliana Zamboni; o Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Odir Dellagostin ; a gerente regional de vendas nos Correios do Amazonas, Susyelle Pereira Xavier ; Criador da Ecodots com soluções ligadas ao clima,
Paulo Araujo Filho; o historiador – Rodrigo Rollemberg; o coordenador de projetos no Centro de Economia Verde na Fundação (CERTI), Victor Augusto Moreira ; a publicitária com experiência em Moda, Yara Couto; e o Co-Founder e CEO da Um Grau e Meio, Osmar Bambini.
Para impulsionar o mercado da bioeconomia na região, o Sebrae conta com programas que estimulam o desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis por startups e pequenas empresas. Com o objetivo de estimular essas soluções, a instituição desenvolve, desde 2022, o Inova Biomas, uma iniciativa que visa promover o desenvolvimento sustentável e a inovação nos biomas brasileiros.