Boa tarde rede, tudo bem?
Hoje vim para conversamos sobre prevenção.
Prevenção é a ação de se antecipar ao problema, correto?
Sempre ouvimos que prevenção na segurança se resume a estar sempre atento ao posto de serviço, manter observação constante nos transeuntes, etc., mas será que é somente isso?
Hoje quero abordar a prevenção de 2 formas:
1 - A prevenção de ocorrências óbvias e previsíveis.
Dia 19/09 no recreio dos bandeirantes ocorreu um confronto entre a torcida do Peñarol e do Flamengo, sendo necessário a intervenção da PMERJ, e qual o problema disso?
Dia 23/10 houve um novo confronto entre torcedores do Peñarol, dessa vez com a PMERJ, isso após terem saqueado, vandalizado e inclusive queimado motocicletas estacionadas, e onde isso aconteceu? No bairro do recreio dos bandeirantes.
A única diferença é que o incidente do dia 19/09 ocorreu próximo a praia da macumba e o do dia 23/10 ocorreu entre os postos 11 e 12 na praia do recreio, ou seja, as ocorrências não foram distantes.
Entender a situação e o posto como um todo, não somente hoje, mas o passado, fazer uma breve pesquisa sobre as ocorrências recentes e anteriores, para entender quais são os riscos óbvios e previsíveis que podem ocorrer, para não ser pego de surpresa.
No episódio citado fica claro a cultura repressiva que temos no Brasil, isto é, a cultura de agirmos apenas APÓS o ocorrido, ou seja, uma ação atrasada que gera danos/prejuízos que poderiam ser evitados, até porque já havia ocorrido um confronto a pouco mais de 1 mês.
Agora me respondam: Não era uma situação previsível? Esta situação realmente não poderia ser evitada?
*ISTO NÃO É UMA CRÍTICA A AÇÃO DA PMERJ NO OCORRIDO.
2 - Prevenção de ocorrências previsíveis com ações improváveis.
Durante um debate a prefeitura de São Paulo no dia 15/09 aconteceu de um candidato agredir o outro com uma cadeirada.
Nesta situação o que podemos considerar previsível e improvável?
O conflito e até um possível confronto era algo previsível? Sim, visto que ambos já vinham de ásperas acusações e provocações a algum tempo.
Mas pode afirmar que esperava uma CADEIRADA naquela situação?
Pois é, ninguém esperava que isto pudesse acontecer, mas nós que trabalhamos com segurança, poderíamos e até deveríamos ter cogitado esta possibilidade, e agido com prevenção, orientando os responsáveis pelo debate naquela emissora a tomar uma medida muito simples, que seria PARAFUSAR as cadeiras no chão, ação tomada APÓS o ocorrido.
* NÃO ESTOU CULPANDO A SEGURANÇA PELO OCORRIDO.
Quem trabalha com segurança deve cogitar situações ÓBVIAS e PREVISÍVEIS, bem como as IMPRÓVAVEIS E IMPREVÍSIVEIS, aquelas que podem ser consideradas impossíveis de ocorrer, que ninguém acredita que possa acontecer, nossa função é acreditar que pode acontecer.
Prevenção, além do óbvio, é imaginar o que ninguém imagina.
E ai, o que achou? Deixe seu comentário.
Texto de Daniel Ferreira.
#prevenção #segurançaprivada #gestor #treinamento #análisedecaso #dds #ocorrência
--MONTAGENS ELETROMECÂNICA E MANUNTENCAO EM EQUIPAMENTOS...EM USINA.
2 semMuito bom