É gratificante ver a forma como Grupo Mateus tem se destacado no cenário nacional nos últimos anos, especialmente no Nordeste, dentre os principais fatores para tal sucesso estão o ritmo acelerado em que tem o grupo tem expandido as suas operações (foram 36 lojas no varejo alimentar de 2023 até o momento), o modelo de negócios inovador e a percepção de preços altamente competitivos na ponta. Mesmo em franca expansão, a empresa mantém um nível de rentabilidade estável e lucratividade sólida nos negócios. Mas como isso é possível?
Um dos pilares fundamentais para que isso ocorra é a gestão de preços estratégica adotada pelo Grupo Mateus. Ao invés de adotar uma abordagem focada unicamente em volume, a empresa equilibra suas decisões com foco em resultados e lucratividade operacional.
A área de Pricing adota uma série de iniciativas fundamentadas na dinamicidade do mercado e na necessidade de contribuir como um impulsionador de receitas para o negócio. Dentre as principais estão:
1 - Análise de mercado e adaptação regional: Consiste em ajustar a estratégia de preços de acordo com as características de cada mercado onde atuamos, maximizando a competitividade sem comprometer as margens.
2 - Foco na percepção de valor: Para o grupo, a questão não é apenas oferecer o menor preço, mas sim aliar isso a uma forte percepção de valor pelo cliente, criando uma experiência que justifica cada centavo.
3 - Ajustes e monitoramento contínuos: A precificação deve ser dinâmica, ajustada regularmente com base no comportamento do mercado, permitindo que a empresa se mantenha competitiva sem comprometer a lucratividade.
4 – Otimização dos resultados do negócio: As iniciativas devem ser viáveis de forma a sempre contribuir para a maximização da rentabilidade para o negócio.
Destaco ainda que tais resultados somente são possíveis com a contribuição e o "acreditar" das principais lideranças (Sandro Oliveira, TULIO QUEIROZ, Aldo Oliveira e Leandro Ortegal de Souza) e com um time engajado e alinhado com as expectativas da empresa (Raphael Martinho, João Valdene, Wilgner Machado, Jeanderson Sidney, Marcos Zuza, Wallace Moura, Renato Vieira Soares e Antônio Santos).
Avante Grupo Mateus!
#GestãoDePreços #CrescimentoSustentável #Expansão #Lucratividade #Competitividade #EstratégiaDeNegócios #GrupoMateus #Gmat3 #varejo #cashandcarry
Fonte do gráfico: Apresentação de resultados presente no site de RI do Grupo Mateus.
Consultor I Founder da CL Consultoria Comercial I Conselheiro Consultivo certificado pelo Celint
7 mCaro Oseias Andrade , parabéns pelo seu trabalho junto a equipe, trabalhando JBP com foco no sell out. Mas, não poderia perder a oportunidade de citar o grande profissional que é o Jesuíno, sempre solista com as pessoas, um ser humano que aprendi admirar. Sucesso Sempre Forte abraço