Esse é o admirável mundo nada novo do #ecossistemavarejista brasileiro. Para quem, como eu, o acompanha cotidiariamente nos bastidores, pela convivência ou contato com tantos personagens do segmento (Samuel Vanio Costa Junior, Carlos Eduardo Santos, SANDRO BENELLI, MSc, Marcos Escudeiro MSc, Jeff Alves, Felipe Salvador, Fatima Merlin, Olegário Araújo etc. etc. etc.), e pela leitura de diferentes veículos de imprensa, cujas reportagens muitas vezes os clientes da Agência Core Group são fontes, temos de nos manter permanentemente informados e atualizados.
Na sexta-feira (21), postei aqui sobre o memorando de entendimento de uma possível fusão entre as gigantes Petz e Cobasi. Se o acordo evoluir, será criada a maior rede do segmento #pet do país, com 483 lojas, receita bruta de R$ 6,9 bilhões e lucro antes do Ebitda ajustado de R$ 464 milhões, pelos dados de 2023. Agora, apesar da percepção positiva, gestores e analistas – não me lembro de ter lido em lugar nenhum a menção ao Cade, que pode dar a benção ou não à fusão – ainda aguardam definições fundamentais, como total de sinergias e nível de sobreposição de lojas, para ver o tamanho do ganho – e do trabalho a ser feito por ambas as redes. Além dos analistas de mercado e do Cade (!), a concorrência se mexe com esse “tsumani” varejista.
A Petland Brasil , rede com 34% do faturamento vindos de banho e tosa, não se intimida, segunda reportagem do “Diário do Comércio” (link da matéria na íntegra, nos comentários), com a união entre Petz e Cobasi e aposta em conveniência para enfrentar a concorrência.
Que briguem, no bom sentido, pela conquista da preferência e dos bolsos dos milhões de tutores de pets em todo o Brasil. Concorrência sempre – ou quase? – traz ganhos para os consumidores, como melhores serviços e atendimento, além de preços mais justos e maior disponibilidade de ofertas de produtos e serviços.
E, nos próximos dias, meses e anos, eu vou acompanhar, trocar informações e comentar com os personagens do varejo, no contato no dia-a-dia, com muita curiosidade e necessidade por ossos do ofício a evolução desse tsnunami no varejo pet brasileiro.
Como o assunto é o mercado pet, minhas vibrações aos tutores do #Joca, cão da raça golden retriever de cinco anos, que morreu depois de ter sido enviado para Fortaleza (CE), em vez de Sinop (MT), por um erro da Gollog, empresa da companhia Gol. Acertadamente, a companhia aérea suspendeu por um mês o transporte de cães no porão das aeronaves para 'se dedicar totalmente ao processo de investigação deste evento'. E, espero, para rever e acertar processos para que essa fatalidade não se repita com o meu (Nutella) e o seu pet!!!
#ecossistema #varejo #VCR
Diretor Comercial & MKT | Pado S/A
1 mSeguimos firmes no propósito de tornar a Pado cada dia mais GIGANTE!!!