https://lnkd.in/dBeZTvEC O 23º ENCONTRO DA HOTELARIA realizado no Grande Hotel Termas de Araxá, que completa 80 anos, gerido pelo Grupo Tauá e no SESC Araxá.
Para o GG do Grande Hotel, Renan Dias, “O evento foi um marco para o hotel e para a cidade, que recebeu um dos maiores eventos do setor”. Já a gestora do SESC Araxá, Aline Castro, disse que “O Sistema S sempre será parceiro de primeira hora de iniciativas que propõe integrar todos da cadeia virtuosa do turismo”.
Muita interatividade entre mais de 250 participantes vindos de todo país, além de fornecedores e ampla cobertura da Revista Hotéis e Diário do Turismo.
Na abertura, um depoimento virtual do Governador/MG, Romeu Zema, citou a importância do turismo e hotelaria para a economia do Estado que cresceu 8% em 12 meses. Índices superiores a média nacional.
Absorção de conhecimento, realização de negócios e trocas de experiências. O presidente da FBHA, Alexandre Sampaio deu as boas-vindas a todos incluindo o prefeito da cidade, Róbson Magela e seu vice, Bosco Júnior e a Subsecretária de Turismo e Cultura/MG, Patrícia Moreira.
Palestra ministrada por Magnho José, jornalista e presidente do Instituto Brasileiro do Jogo Legal, citou a tramitação em curso da regulamentação da atividade de cassinos em complexos turísticos extintos desde 1946 no Brasil. Um cenário dos impactos positivos para a extensa cadeia produtiva do turismo em âmbito global foram exemplificados deixando claro o quanto este tema se torna relevante no momento. Em seguida o VP de Desenvolvimento da Accor, Abel Castro, apresentou promissor cenário para a expansão hoteleira em cidades secundárias não só em Minas Gerais, mas em todo país.
Em seguida meu painel propôs uma visão conceitual sobre aspectos da gestão hoteleira considerando os notórios desafios atuais. Aapagão de mão-de-obra, baixa atratividade, retenção de talentos e outros quesitos que deverão ser aprimorados pelos gestores da área. “Acima de tudo o gestor atual precisa ser visto como um influenciador ante suas equipes laborais. Seus conhecimentos técnicos, capacidade de gerir serão a linha divisória entre o sucesso e fracasso na obtenção dos resultados almejados”
Moderei na sequencia painel com 6 proeminentes mulheres que fazem a diferença na hotelaria. Ana Paula Rennó (Diretora da Rede Class Hotel), Rosana Ferraz (Diretora do Hotel Ferraz), Flávia Araújo (Diretora da San Diego Hotéis e presidente da ABIH/MG), Ariadne Silva (AS Consultoria), Manuela Lutke (Gerente de Hospitalidade do SESC MG) e Patrícia Caixeta (Diretora do Hotel Araxá).
2º dia de evento
No SESC Araxá o Chef Edson Puiati, Diretor de Hospitalidade e Gastronomia do SENAC MG lembrou a força motriz de A&B no fomento de destinos.
O “Gran Finale” foi um almoço acompanhado por show do Clube da Esquina.
Maarten Van Sluys (Consultor Estratégico em Hotelaria – MVS Consultoria)