Na última quinta-feira, tive o prazer de dividir o palco com Paulo Rebello Filho, Leandro Rodrigues Pereira, com moderação da Renata Rothbarth no Iniciativa FIS do amigo Rodrigo Vilar. Falamos sobre diversos temas de altíssima importância para o segmento, contudo não conseguimos a profundidade necessária, mas já foi possível depreender alguns pontos bem importantes. Dentre eles está claro que a ANS será obrigada buscar sua legitimidade para regulamentar os cartões de desconto, o que não está claro é capacidade de regulamentar de forma adequada todas as vertentes e modalidades existentes deste segmento, afinal atualmente são a única opção de acesso alternativo ao SUS e não sabemos, mas temos uma pequena idéia de qual é o impacto do custo regulatório na saúde. E mais, se quer está no radar da Agência regulamentar os serviços vendidos e prestados diretamente pelos Hospitais, Clínicas e Laboratórios, afinal quando contestado por mim a resposta foi que caberia ao Congresso Nacional expandir a legitimidade da ANS, mesmo sabendo que 65% de todos os custos das operadoras estão nos hospitais. Acesso, quantas vezes ouvimos falar sobre, questionei sobre a necessidade que temos de rever as normativas atuais em busca de criar mais acesso à saúde, revendo temas como subsegmentação e precificação, sem falar na seleção adversa, em tempos de IA e abundância de dados temos que ser capazes de rever o tema, assim como o próprio mutualismo em busca de encontrar a sustentabilidade. Ou seja, se apenas agora a ANS será obrigada a regulamentar um sistema que é mais antigo do que a própria Agência e muito maior do que o segmento privado de saúde, fica a preocupação se a IA em saúde também será regulamentada olhando para o retrovisor, continuaremos até quando pensando de forma linear em tempos exponenciais.
Um painel de pesos pesadíssimos em meio a mais de dez outros paineis acontecendo ao mesmo tempo e com um tempo de duração curto...Quando cheguei lá, já tinha acabado. Que pena, amigo! Gostaria de ter te ouvido nessa!
O principal de tudo que falou, Rich, olhar no retrovisor e pensamento linear em tempos de exponencialidade! Não há estratégia, modelo de negócio e tecnologia para isso. Mas há para transformar, há muito! Mas aí mudaria tudo né.
👏👏👏🚀🚀🚀
Painel de altíssima qualidade! 👏🏻👏🏻👏🏻
Building healthcare infrastructure @ Arvo Saúde
1 mQue painel de peso, recheado de discussões importantes no momento certo. Precisamos de mais abertura das nossas autoridades para aprofundarmos ainda mais nesses temas complexos e fundamentais para o nosso setor. Bom saber que temos gente como você puxando isso.