SITUAÇÃO DO FC PORTO É MUITO PREOCUPANTE…
Já não é a primeira vez que aqui abordamos temas sensíveis, ao nível estrutural, para o futebol português. Relativamente ao FC Porto, referimo-nos ao problema da antecipação de receitas de direitos televisivos que deveriam vencer nos próximos três anos, mas também falámos sobre a problemática decisão da Administração da SAD do FC Porto na antecipação das receitas de bilhética até 2026 (i. e., as duas próximas temporadas).
A notícia da pág. 16 da edição impressa do jornal A Bola de hoje, mostra-nos o quão depauperadas deverão estar as finanças do FC Porto, ao ponto de ter negociado, com uma empresa especializada na gestão de recintos desportivos, os direitos comerciais do Estádio do Dragão para os próximos 25 (vinte e cinco!) anos. Ao que consta, a empresa espanhola investirá €65M (uma parte, na melhoria da infraestrutura, outra parte, para aumento da competitividade desportiva), tendo, como contrapartida, direito a 30% das receitas geradas durante esse quarto de século.
Já tínhamos igualmente manifestado preocupação relativamente ao Boavista FC, por terem sido levados a leilão os terrenos adjacentes ao Estádio do Bessa (onde se inclui o campo de treinos da equipa profissional)…
Sabemos que as SAD dos 3 grandes clubes portugueses estão "blindadas estatutariamente, ao terem uma participação maioritária dos respetivos clubes (o que deveria salvaguardar os seus principais ativos e património da má gestão de empresários/fundos que adquirem SAD’s, por esse mundo fora, exclusivamente para fazer negócio), mas percebe-se agora que existem outro tipo de riscos…
A questão que se coloca é: sendo o clube maioritário na SAD, a vontade dos sócios impera! Então, será que foram os sócios do FC Porto que definiram este destino? Nesta difícil conjuntura económico-financeira, mudado ou não de presidente na próxima semana, quanto tempo demorará o FC Porto a recuperar financeiramente ao ponto de retomar os índices competitivos que o habilitem a rivalizar desportivamente com SL Benfica e Sporting CP?
#security #safety #violência #desporto #futebol
Especialista em comunicação e esportes | Produtor de conteúdo
1 semEsse posicionamento não condiz com o que é praticado fora das redes. Basta ver quem frequenta o camarote da presidência.