Ainda na esfera do desenvolvimento impulsionado pela Light, lembramos que, até meados do século XX, o polo petroquímico de Cubatão ainda não existia. O seu desenvolvimento industrial está diretamente ligado à Usina Henry Borden, que foi implantada pela Light entre 1926 e 1961, com potência total de 880MW.
A Usina Henry Borden foi um dos grandes desafios da empresa devido à alta complexidade do projeto, concebido pelo engenheiro Asa White Kenney Billings, na década de 1920. O “Projeto Serra”, elogiado e reconhecido pela sua inovação até hoje, além de implantar um sistema de bombeamento de rios do Planalto Paulista para armazenamento de água no Reservatório Billings e geração de energia hidroelétrica em Cubatão, ainda possibilitava o transporte fluvial para escoamento da produção agrícola, de Sorocaba até o Porto de Santos.
Vale ressaltar que, a Light iniciou suas atividades com transporte de bondes com tração animal e reuniu, ainda no século XX, as concessões dos serviços não só de energia elétrica, mas também transporte público, telégrafos, água e gás, transferidos gradativamente para outras empresas.
Imagem: Complexo Henry Borden - Fundação Energia e Saneamento.
Colaboração: Marcelo de Oliveira e Camila Hermínio.
#Light #UsinaHenryBorden #EnergiaElétrica #UsinaHidrelétrica #RecursosHídricos #EMAE
Almoxarife/Simm.Solucoes.
1 semsucesso