Anotaí uma curadoria de oportunidades!
Como criar conteúdo jornalístico em sintonia com a jornada do público?
Neste ano de 2024, a Periferia em Movimento completa 15 anos de atuação. Quando começamos, em 2009, vivíamos o que agentes culturais das quebradas de São Paulo chamavam de “primavera periférica”.
O período coincidia com anos de bonança social e econômica, auge dos governos petistas e da ascensão da classe C, em ambientes de relativa paz em territórios afetados pela violência nas décadas anteriores.
A emergência de manifestações culturais diversas, do rap à literatura marginal, dos grupos de teatro até a comunicação, eram reflexo desse momento e também do maior acesso a políticas públicas de educação, cultura, trabalho e renda.
Nossa atuação buscava refletir isso ao falar dessas iniciativas e, ao mesmo tempo, propiciar maior acesso do público a atividades, como eventos culturais e oficinas promovidas por esses grupos. Por isso, a Periferia em Movimento sempre foi muito procurada por coletivos, organizações e movimentos interessados em pautar suas ações nos territórios periféricos.
Assim, surgiu a seção “Anotaí”, que parte da divulgação das agendas com a proposta de facilitar o acesso do público a essa miríade de manifestações culturais, artísticas e propostas educacionais, de capacitação profissional e mobilização política na quebrada.
Hoje, com pequenas listas semanais, o “Anotaí” é uma curadoria que possibilita o acesso de diversos públicos em atividades das mais variadas propostas e linguagens: educação, arte, cultura, lazer, literatura etc. Dos lançamentos musicais mais recentes até as apresentações teatrais em cartaz no seu bairro, geralmente gratuitas, possibilitamos a visibilidade de quem cria e aumentamos o poder de escolha de quem lê.
Seguimos em movimento. Anotaí porque, em 2024, vamos dar mais um passo para ampliar os acessos de quem nos acompanha!
https://lnkd.in/dXQyYhw3