vi essa lista outro dia, fez sentido pra mim. linha a linha, pontos importantes para imaginarmos e agirmos por outras maneiras de financiar projetos coletivos de futuro a partir das bases. tu conhece?
Doação em Confiança: Adotar um modelo de doação que parte do princípio de confiança nos movimentos e comunidades locais, reconhecendo que eles possuem o conhecimento e as soluções necessárias para transformar seus próprios territórios.
Reconhecimento de Saberes Locais: Valorizar e apoiar os saberes e práticas locais, entendendo que o conhecimento tradicional e as estratégias de base são essenciais para o desenvolvimento sustentável e equitativo.
Desburocratização do Acesso a Recursos: Simplificar os processos de acesso a financiamento, reduzindo exigências burocráticas e formulários extensos que dificultam a participação de organizações de base, movimentos sociais.
Prestação de Contas Flexível e Adaptada: Implementar métodos de prestação de contas que sejam acessíveis e adequados às realidades dos beneficiários, respeitando suas capacidades e dinâmicas internas, sem comprometer a transparência.
Construção em Colaboração: Promover a construção de estratégias e projetos em conjunto com organizações e movimentos da sociedade civil, garantindo que suas vozes e necessidades sejam centralizadas no processo de tomada de decisão.
Foco em Justiça Social e Ambiental: Direcionar recursos para apoiar a justiça social e ambiental, priorizando populações que são desproporcionalmente afetadas pelas desigualdades e crises globais.
eu senti bem completo, eu gostei. há muitas pistas aqui.
-
-
Esta conversa brotou aqui no âmbito do Mês da Filantropia que Transforma 2024, promovido pela Rede Comuá e parceiras para debater, visibilizar e fomentar as práticas da Filantropia Comunitária e de Justiça Socioambiental e demonstrar sua contribuição para a transformação social, acesso a direitos e fortalecimento da sociedade civil e da democracia.
Star where you are. Use what you have. Do what you can.
8 mSeu trabalho sempre me inspira 😍👏