A tendência que ficou!
A tendência de assinatura de veículos se consolidou diante do aumento expressivo nos custos relacionados a automóveis, como seguros e IPVA.
Diante desse panorama, os consumidores estão cada vez mais aderindo aos serviços inovadores oferecidos pelas locadoras, que desenvolveram modelos de assinatura atraentes para diversas necessidades.
Comparando os números de 2023 com 2022, o crescimento do segmento é dez vezes maior do que a locação tradicional. Enquanto a locação de curto prazo, com cobranças diárias, teve um incremento de 3,83%, os contratos de terceirização de frota cresceram 3,78%. Por outro lado, as assinaturas aumentaram mais de 30%, conforme dados da Associação das Locadoras de Automóveis (ABLA).
As projeções da ABLA indicam um potencial de 160 mil contratos de assinatura para este ano, refletindo uma mudança de mentalidade dos consumidores que agora veem o carro mais como uma despesa do que um investimento. Esta mudança de perspectiva está em sintonia com uma tendência global, onde a assinatura de veículos se consolida como uma escolha popular.
Um fator crucial para esse salto no setor foi a maior disponibilidade de carros por parte das locadoras em 2023, decorrente da gradual normalização da produção pelas montadoras após a crise global de componentes, especialmente os semicondutores, que impactou a indústria em 2022.
Embora inicialmente os contratos de assinatura foram pensados para veículos zero quilômetro, houve adaptações na modalidade, levando as empresas a oferecerem contratos também para veículos seminovos. Além do apelo financeiro, a assinatura de seminovos tem se revelado uma solução interessante para nichos como os veículos elétricos.
O perfil predominante dos clientes é composto, em sua maioria, por indivíduos com idade entre 30 e 40 anos. Esses consumidores buscam evitar a imobilização de capital, preferindo investir e utilizar os rendimentos para quitar parte das mensalidades.
O modelo de assinatura, que inicialmente era explorado apenas por locadoras, despertou o interesse de outros segmentos do mercado, incluindo montadoras e concessionárias. Essas empresas perceberam na assinatura de veículos uma oportunidade de diversificar suas linhas de receita e um potencial mercado em expansão.
Dentre as empresas que estão moldando esse novo cenário, destacam-se players como Localiza Meoo, Unidas Livre, Renault On Demand, Flua!, Carflip, Movida e useCar.
Conheça essas e outras oportunidades para o mercado de locadoras em nosso e-book: Locadoras na Era da mobilidade, oportunidades e desafios.
https://hubs.li/Q02lD1CV0