Irani S.A. avança na transformação digital
A bem-sucedida implementação do Sistema Digital de Controle Distribuído (SDCD) na Irani Papel e Embalagem S.A. representa um marco importante na transformação digital na unidade de Vargem Bonita (SC). Conduzido pela Valmet, o projeto foi motivado pela necessidade de #modernização e #ampliação da produção e #recuperaçãoquímica nesta unidade. A implementação se destaca por ter sido realizada em um cenário de #brownfield, substituindo os sistemas de controle (PLCs existentes) da linha de fibras e do sistema de evaporação existente, além da automatização da ETA/ETAC (estação de tratamento de #água) e caustificação, sem interrupção das operações da planta. Isso comprova a eficácia, usabilidade, confiabilidade e performance do novo sistema.
“Com o SDCD, conseguimos ter uma rastreabilidade das operações, identificar a causa de possíveis problemas e solucioná-los imediatamente. Com isso, a planta ganha mais disponibilidade e produtividade. Além de ser um controlador, o sistema armazena dados. Hoje, temos mais de 12.000 tags sendo vistoriadas historiados simultaneamente. O sistema nos proporcionou uma melhor operação, coordenação e gerência das atividades”, comenta João Maria Sidiney Alves dos Santos, Gerente de Manutenção da Irani.
O sistema Valmet DNA foi escolhido por sua interface intuitiva e interativa, facilitando a transição dos operadores para o novo sistema. Ele fornece uma interface de fácil entendimento para controles, análises, configuração e manutenção. A usabilidade intuitiva simplifica as operações e permite que os usuários gerenciem áreas de processo maiores com mais facilidade, tanto nas interfaces com o campo quanto nas redes de comunicação e serviços voltados ao funcionamento das estações de operação. A localização assertiva das remotas de campo proporcionou flexibilidade operacional e uma economia substancial de custos.
Um dos pontos altos do sistema é a aquisição do historiador integrado da Valmet. Este recurso permite a aquisição e disponibilização dos dados de processo, que são apresentados aos operadores por meio de gráficos interativos e KPIs. Hoje no sistema da Irani quase 100% dos dados da planta são historiados. Esses dados podem ser transformados em relatórios de produção detalhados e dashboards gerenciais, facilitando a centralização das informações e garantindo sua correta distribuição aos usuários.
“Outro fator importante da ferramenta é a capacidade de não ser apenas um sistema supervisório; há um historiador nativo que oferece diversos recursos. Não precisamos comprar outro software, gerar uma interface e contratar uma equipe de engenharia para desenvolver o historiador. A funcionalidade está integrada na própria ferramenta, com dashboards e relatórios completos. Conseguimos unificar tudo em um único sistema que gera resultados a curto, médio e longo prazo”, finaliza Hernandez R.S. Camargo, Coordenador de Automação da Irani em Vargem Bonita.
Foto: Divulgação
Marketing Specialist | Content | Customer Experience | Branding
5 mFoi uma experiência muito rica conhecer a unidade de Vargem Bonita e entrevistar o time da Irani e de automação da Valmet para conhecer e contar os desafios e resultados desse importante projeto.