Não nos preparamos para aceitar a dicotomia que existe entre corpo e mente aos 50. É difícil admitir que muitas vezes falta energia para o corpo e sobra energia para as ideias e vontade de realizar. Sermos mulheres ativas aos 50 anos é desafiador.
É essa a conclusão a que cheguei depois de ler uma entrevista com a Paola Carosella na Forbes Brasil, que me tocou e fez refletir sobre minha própria trajetória. Paola, uma chef renomada, compartilha sua experiência como uma mulher com uma intensa vida profissional aos 51 anos e as dificuldades que enfrentou para conciliar todas as coisas que cabem na vida de uma mulher, casamento, filho, trabalho, amizade, divórcio.
Como advogada bastante ativa e mãe de dois jovens adultos, me identifiquei com muitos dos desafios e triunfos que Paola descreve. De fato, ninguém nos prepara para a intensidade de conciliar a vida profissional e pessoal, especialmente quando temos filhos pequenos. Eu me divorciei quando meus filhos tinham 2 e 3 anos de idade, por isso conheço bem as renúncias que as mulheres precisam fazer, as preocupações e a constante necessidade de provar seu valor em um ambiente predominantemente masculino. O tempo passa e as preocupações mudam, o cuidado passa dos filhos para os nossos pais, a execução é mais estratégica, começamos a pensar em propósito, no tempo que resta e o quanto ainda queremos realizar. Vai dar tempo de fazer tudo? O corpo vai acompanhar a mente jovem que ainda está aqui?
A determinação e resiliência que Paola demonstra são qualidades que muitas de nós, mulheres, conhecemos bem. Continuar ativa, profissionalmente engajada e energizada aos 50 é um desafio que abraço todos os dias. E abraço, ainda, o desafio de tornar o caminho da advocacia para as mulheres mais fácil de ser trilhado para as gerações que me seguem. Este artigo é um lembrete poderoso de que não estamos sozinhas nessa jornada.
Convido vocês a lerem este artigo e a refletirem sobre suas próprias trajetórias:
https://lnkd.in/eDfuS9fj
#mulheresnoMercado #carreira #maternidade #PaolaCarosella #50anos
🤍✨