Como vocês sabem os Comitês de Auditoria de empresas brasileiras são renovados parcialmente a cada ano e, no mês de abril e maio, teremos renovação dos mandatos em assembleias gerais.
A existência de um Comitê de Auditoria é obrigatória para as companhias listadas no Novo Mercado e considerado boa prática nas demais empresas preocupadas com uma BOA governança corporativa.
Os membros geralmente são profissionais com larga experiência em auditoria externa e interna, especialistas em finanças, advogados entre outras especialidades.
O Comitê de Auditoria têm relação direta com a diretoria executiva e são (DEVERIAM) parceiros na gestão de riscos, salvaguarda da imagem e finanças das empresas, papel que vai muito além de cobranças e fiscalização.
Estes Comitês exercem importante papel na construção da resiliência empresarial e em como empresas estão se preparando para responder e gerenciar os riscos emergentes.
O foco principal ainda são, e sempre serão, as demonstrações financeiras, o processo das informações financeiras e, mais recentemente, a atuação no ESG e nos reportes não financeiros.
Todas as áreas da Organização devem trabalhar em conjunto com o Comitê de Auditoria, mas é função do auditor externo exercer e compartilhar sua expertise em contabilidade e tributos. Já o auditor interno deve contribuir com sua visão de processos, endereçando os principais riscos e controles do negócio.
➡ Você já foi membro de um Comitê de Auditoria?
⤵ Gostaria de contar sua experiência?
#auditoriainterna #auditoriaexterna #comitêdeauditoria #governançacorporativa #auditor #audit #ESG
Film Editor - Freelancer
5 m👏 👏 👏 👏 👏