#mobilidadeurbana
PUBLICADO EDITAL LICITAÇÃO LINHAS 11, 12 E 13 DA CPTM
O Governo do Estado de São Paulo publicou oficialmente o edital de concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, da CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, para a iniciativa privada, com o lote nomeado como Alto Tietê.
O leilão, que será realizado na B3, está marcado para o dia 28 de março às 16h, um dia depois da previsão feita pela gestão estadual anteriormente.
Os interessados em participar do certame, no entanto, terão até o dia 25 de março para entregar os envelopes suas propostas. Com isso, já se saberá de antemão quantos concorrentes o leilão terá.
O Lote Alto Tietê é o terceiro leilão das linhas de trens metropolitanos da CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos após a concessão das linhas 8 e 9 para a ViaMobilidade e da Linha 7-Rubi para a TIC Trens dentro do pacote do Trem Intercidades Eixo Norte.
Com ele, toda a operação na região leste da Grande São Paulo será concedida a um grupo privado que terá como metas modernizar e expandir a malha sobre trilhos, sobretudo da Linha 13-Jade.
O tempo de concessão, no entanto, será menor, de 25 anos, em virtude da idade da frota de trens que será repassada. Se fosse mais longo, o contrato teria de prever a aquisição de material rodante, o que tornaria mais caro e talvez menos interessante à iniciativa privada.
O plano prevê reformas de estações e também a construção de novas paradas como Bom Retiro e a extensão leste da Linha 13 até Bonsucesso, e toda a infraestrutura dos três ramais terá de ser atualizada e melhorada, incluindo a eliminação das críticas passagens de nível, que atrapalham a operação.
A previsão é que a concessão entregue mais 22,6 km de vias e que chegue à 2040 transportando 1,3 milhão de passageiros por dia, com investimento previsto é de R$ 14 bilhões mas cerca de 70% desse montante será bancado pelo próprio governo.
Materia completa em https://lnkd.in/dKeb3WTR
#privatizacao #concorrencia #gestao #investimento
Especialista em Recuperação e Rastreamento de Ativos. Transformando Desafios em Oportunidades.
8 mParabéns aos envolvidos na assessoria. O resultado não poderia ser outro.