Ágil x Rápido
Vamos começar diferenciando ágil de rápido. Apesar de ter ficado bem famoso na área de desenvolvimento de software, essa “cultura ágil” já está sendo aplicada em diversas outras áreas. Graças à popularidade, é comum ver pessoas confundindo alguns termos, abaixo você vai ver uma imagem que retrata bem quem não está habituado com o termo ágil.
Apesar de cômica é uma realidade em alguns ambientes onde equipes usam métodos ágeis e o resto da empresa não entende bem o que é isso e acha que tudo que é ágil é rápido… e não é exatamente assim. Não que uma método ágil seja lento, é só que o foco dele é em entregar o projeto ideal para o cliente, não em terminar no menor tempo possível.
No Wikipedia a palavra ágil está definida como “Uma qualidade física que permite mudar a posição do corpo no menor tempo possível.” Enquanto a palavra rapidez está definida como “Grandeza escalar associada ao movimento definido como a razão entre o espaço percorrido (distância) e o tempo gasto para percorrê-lo.”
Com base nessas definições é possível ver que um método ágil está intrinsecamente ligado ao tempo de resposta a uma mudança. Imagine uma ferrari acelerando ao máximo mas por causa da alta velocidade ela demora muito para poder fazer uma curva, pois precisa desacelerar ou mesmo fazer um retorno pois já passou da entrada. Essa demora em responder a mudanças (curva) é similar a um método mais tradicional, que está mais preocupado em percorrer a distância no menor tempo possível, sem saber se está indo para o caminho certo ou errado. Enquanto que a ágil não está tão preocupada com a potência do motor para acelerar, e sim com a capacidade fazer curvas e frear rapidamente.
“Não há nada tão inútil quanto fazer eficientemente o que não deveria ser feito.”(Peter Drucker)
Quem já trabalhou em algum projeto sabe que o processo nunca é uma “linha reta”, que você pode acelerar loucamente e só parar quando tudo estiver pronto. Os projetos têm diversas curvas, que poderiam ser: mudança de opinião do cliente, alteração de verba, pessoas que entram ou saem da equipe, o negócio em si que mudou e é preciso se adaptar, concorrente que lançou algo e a prioridade do projeto mudou para voltar a concorrer em pé de igualdade… são muitas variáveis.
O que não faltam são motivos para um projeto mudar e quanto maior a duração dele maiores são as chances de ocorrer mudanças. Por isso a metodologia ágil chegou para resolver alguns problemas que metodologias mais tradicionais estavam encontrando.
Respondendo ao questionamento que eu fiz no início do artigo, acho que a parte de explicar a diferença tá respondida. Agora vou te ensinar a terminar projetos mais rapidamente: pegue os requisitos iniciais e comece a trabalhar neles, não fale com ninguém, principalmente com o cliente! Essa é a forma mais rápida que eu conheço de terminar algum projeto. :’(
Então o que você prefere: um projeto finalizado em tempo recorde mas não era o que você estava precisando ou um projeto um pouco mais demorado e sendo exatamente o que você precisa?
Software Engineer | Ruby on Rails |
5 aMuito boa explicação!! Parabéns!!
Analista de Field Service | Eiti Gestão de T.i
5 ashow !
Building something new | Head of Product and Tech Advisory | Platform Engineering Products | prev. ThoughtWorks, iFood, Creditas and Stone
5 aQue texto! Parabéns, Rai! 👏🏻👏🏻