É IMPORTANTE DAR TAREFAS AOS FILHOS
O DESAFIO
Alguns pais esperam que seus filhos façam tarefas domésticas, e os filhos fazem isso sem reclamar. Outros não exigem que os filhos ajudem em casa, e os filhos não fazem questão de ajudar.
Os pesquisadores percebem que a tendência de não dar tarefas aos filhos é mais comum no mundo Ocidental. Nesses países, as crianças em geral estão acostumadas a receber muito dos pais e a dar pouco de si. Um pai chamado Steven diz: “Hoje em dia, os pais exigem pouco das crianças. Muitos deixam seus filhos à toa, jogando videogames, vendo TV ou na internet.”
O que você acha? Será que as tarefas domésticas servem só para manter a casa organizada? Ou também ajudam no desenvolvimento de seus filhos?
QUE VOCÊ PRECISA SABER
Alguns pais preferem não dar tarefas domésticas aos filhos. Eles talvez achem que os filhos já estão cheios de deveres escolares ou atividades depois das aulas. Mas por que é bom dar tarefas aos filhos?
As tarefas domésticas ajudam os filhos a ser mais responsáveis.
Crianças que ajudam em casa costumam se sair melhor na escola. E dá para entender por quê. Fazer tarefas domésticas ajuda a criança a ser mais confiante e disciplinada, e a não desistir facilmente. E essas qualidades são essenciais para o aprendizado escolar.
As tarefas domésticas ensinam os filhos a servir outros.
Geralmente, crianças que ajudam em casa são mais dispostas a fazer serviço voluntário quando ficam adultas. Por quê? Porque elas aprendem a pensar mais nos outros do que nelas mesmas. Steven, já citado, diz: “Quando os pais não dão tarefas para os filhos, eles acabam achando que têm que ser sempre servidos. Assim, crescem sem entender como é a vida real e como é importante ser responsável e trabalhador.”
As tarefas domésticas deixam a família mais unida.
Filhos que ajudam em casa aprendem que são importantes para a família e que têm responsabilidades. Essa é uma lição que eles não aprendem quando os pais só os incentivam a fazer outras atividades, como esportes e cursos.
Pense:
‘O que adianta meus filhos se sentirem parte importante do time de futebol, mas não se sentirem parte importante da família?’
fonte: g nº 3 2017
www.jw.org
Civil Engineer
5 aMuito importante para nossos dias.. Ótimo artigo!!