É importante dominar a modalidade escrita da Língua Portuguesa no mercado corporativo?

É importante dominar a modalidade escrita da Língua Portuguesa no mercado corporativo?


A linguagem escrita tem muita importância na preservação da cultura de um povo. Embora muito jovem, tem cerca de 5.000 anos, foi através da língua escrita que a cultura dos egípcios, dos gregos. dos romanos entre outros povos chegou até nós. A linguagem oral também tem sua inegável importância, principalmente na preservação das tradições que são passadas dos mais velhos para os mais novos. Enfim, todas as variantes linguísticas são fundamentais para preservação cultural.

A modalidade escrita é mais conservadora e tem mais prestígio social, visto que não são todas as pessoas que a dominam. Nas escolas, o ensino da Língua Portuguesa foca muito na gramática normativa o que aterroriza os estudantes que pensam ser o português a língua mais difícil do mundo. Na verdade, todas as línguas são difíceis, pois espelham a realidade cultural em que estão inseridas. O papel da escola então deveria ser mostrar aos estudantes que precisam transitar em todas as modalidades do seu idioma com competência. Seja falando, seja escrevendo. A redação é vista como uma matéria que serve somente para tirar boa nota nos concursos, entre eles o ENEM. Entretanto, saber escrever será cobrado do egresso do ensino médio ou superior na sua vida profissional. O mercado corporativo cada vez mais exige profissionais competentes em tecnologia e também na comunicação. Por isso, o hábito da leitura e a prática da escrita destacam-se como habilidades necessárias para o bom desempenho profissional.

Fica a dica então: não há modalidade mais importante, há competência em cada uma. Se você tem como hábito a leitura, vai falar melhor e escrever melhor. Se você gosta de aprender terá mais oportunidades no mercado de trabalho, visto que o conhecimento está em constante atualização.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos