É mesmo a hora certa para empreender?
Imagem de Freeimage

É mesmo a hora certa para empreender?

Hoje, o empreendedorismo está presente no espírito de muitos que desejam: sua independência financeira, a concretização de sua ideia revolucionaria, a realização de seus sonhos, e, consecutivamente, um retorno financeiro mais que atrativo.

O empreendedorismo não é novidade, porém, está sendo mais discutido do que nunca nos últimos anos. Eu mesmo sou fascinado por empreendedorismo. Meu Texto de Conclusão de Curso - TCC - na faculdade foi totalmente voltado ao empreendedorismo local. (Caso você tenha interesse em ler, ele está disponível neste link.) E até hoje leio muito e acompanho entrevistas e aulas sobre o tema, é realmente algo que prende a minha atenção desde o momento que conheci.

Mas a questão que eu quero trazer aqui não é se empreender é bom ou ruim, um acerto ou um erro, e muito menos te dizer o que você deve ou não fazer para empreender, caso você tenha planos para isso. Mas sim, fazer com que aqueles que querem exercer o empreendedorismo, questionem para si mesmo: É mesmo a hora certa para empreender? 
Eu acredito que NÃO existe momento certo para empreender, afinal, empreender é romper com os paradigmas e buscar alternativas inovadoras, em uma crise ou em uma situação de conformidade.


Primeiramente, não veja a palavra "hora" como "momento oportuno no cenário econômico" ou "situação política atual do país", ou algo parecido. Nada disso. Quero que considere a palavra como o momento atual da sua vida, ou seja, o presente momento pelo qual você está passando, levando em conta o seu estado emocional, físico, financeiro, religioso...tudo!

O alerta aqui é para você não empreender na hora errada de sua vida. É estranho dizer isto mas, por mais que não exista um momento certo, momentos errados existem de sobra, e o pior, não nos damos conta de sua existência nestas horas. As vezes a ansiedade por empreender se assemelha à aquela paixão que te cega e apresenta só os pontos positivos que você quer ver.

OK, Augusto. Digamos que você esteja certo quanto a estes momentos errados para empreender, mas afinal, como vou saber quais são estes momentos errados?

Ser inovador no mercado requer muito mais do que uma ideia revolucionária e um plano de negócios. Todos que fizeram o dever de casa sabem das várias técnicas existentes para desenvolver o 'espírito empreendedor', para aqueles que acreditam não ter o 'espírito empreendedor nato'. Todos sabemos também que, para ter acesso a muitas destas técnicas é necessário investir em cursos, workshops, palestras, eventos, livros, dentre outros.

Muitos, para se tornarem empreendedores de seu negócio, precisam empreender em si mesmos. Não adianta querer mudanças continuando o mesmo.

E como admirador do empreendedorismo, eu sei muito bem da ansiedade que nos toma por inteiro em cada conhecimento adquirido. Aquela vontade louca de colocar tudo em prática a cada técnica que você acaba de ler, e que revolucionou o seu modo de pensar.

E é nesses aprendizados que nos deparamos com uma avalanche de Cases de sucesso, palestrantes mega motivados e bem de vida, startups mega inovadoras que lhe põe a questionar - "Como ninguém pensou nisso antes?", e por aí vai. É muita coisa fascinante que nos faz instalar o outdoor que cobre toda a nossa linha de raciocínio com a frase: "ESTOU NO CAMINHO CERTO!"

Mas é aí que mora o perigo. 

(...)

Para ler este artigo na íntegra, clique aqui.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos