É meus amigos, iniciamos um novo ano! Mas será novo?

É meus amigos, iniciamos um novo ano! Mas será novo?

Provavelmente muitas pessoas já devem ter feito sua lista “Metas para 2023”, considerando que é um “Recomeço” e que esse marco merece um olhar diferenciado e que tudo estará alinhado e inclinado a “dar certo” – o famoso “dessa vez vai!”

Também existe aquele grupo que já deixou isso de lado, internalizou que a “Virada do ano” é apenas mais uma data, que nada vai mudar, que tudo será como tem que ser e por isso não vale o esforço de sentar e planejar o novo ano.

Em ambos os casos eu tenho considerações, por que esperar a virada do ano como um “recomeço” se cada dia é uma oportunidade de realmente fazer valer a vida, nossos sonhos e projetos? Por que somente nessa data é possível acreditar – e fazer – dar certo? De nada adianta sentar-se no último ou primeiro dia do ano e planejar tudo se, durante o ano, você não agir para realizar, não cumprir as etapas necessárias de cada meta. E é isso mesmo que a maioria faz… planeja, se encanta, confia, mas esquece de agir diariamente, esquece que é preciso “ajustar o prumo” no percurso e no fim das contas se frustra, justifica, encontra “culpados”, mas se enche de força e confiança para recomeçar esse ciclo. Mas será isso mesmo? Não seria o nascer de um novo dia o recomeço e a oportunidade de realizar?

E sobre aqueles que já desacreditaram nesse recomeço... Minha pergunta é: “Qual então o sentido da vida?”. Provavelmente, pessoas nesse estágio estão presas a trabalhos excessivos, angustiados, julgando aqueles que se planejam e realizam, apontando o reconhecimento conquistado pelos outros, reclamando diariamente que nada muda ou que sempre foi assim e justificando que são vítimas da “falta de oportunidade”. Mas se fizermos um comparativo entre essa pessoa anos atrás e essa pessoa hoje, a única mudança que teve foi no humor, na saúde e na quantidade de sonhos não realizados e nas frustrações somadas. Vale lembrar que o fato de não acreditar na mudança, não significa dizer que ela não aconteça. Pelo contrário, ela acontece e se você não está preparado ou não acompanhar ficará para trás, sendo espectador da vida, da evolução e o pior crítico – aquele que não se permitiu viver esses processos e julga aqueles o fizeram. Não julgo, mas gostaria muito que pudéssemos nos sentar, tomar um café, trocar uns minutos de prosa e entender como poderia ajudar.

Certa vez ouvi – quase chorei – uma pessoa falar “Ah não faço planos para não ficar frustrada depois... Prefiro pensar a pior situação, porque se vier algo bom, tudo bem... e se não der certo, eu já esperava mesmo” (Calma não chore e nem julgue essa pessoa, cada um tem seu tempo e ainda há tempo para o despertar. Estou torcendo e contribuindo para isso). Mas o que pessoas assim não percebem é que já estão frustradas, conformadas com o “é isso”, presas a sentimentos que maltratam e diminuem a ponto de não enxergarem as oportunidades e novas perspectivas. E não foi a vida, o outro, as circunstâncias, infelizmente foram as escolhas, as ações, ou até a falta delas. Como dizem “Até o fato de não escolher, já é uma escolha”.

Por fim, considero que devemos tomar as rédeas da nossa vida, ter sonhos, planejar, agir em prol dos nossos objetivos, acompanhar com frequência para, se necessário, ajustar alguns pontos, e desafiar-se para desenvolver novas competências. Não apenas planejar por planejar, mas ser constante para a realização plena de cada meta. E ter meta! Ter um objetivo, não ficar a deriva esperando o tempo passar, o vento levar e ver o que acontece, mas fazer acontecer! Não por outros, mas por si mesmo, para que sua vida possa realmente pulsar com energia, para que o movimento seja você e não o acaso e para que você seja sua maior realização.

Não por outros, mas por si mesmo, para que sua vida possa realmente pulsar com energia, para que o movimento seja você e não o acaso e para que você seja sua maior realização.

Então, PLANEJE, MAS REALIZE! Não fique preso a frustração, ACORDE E COMECE A VIRAR O JOGO, SEJA O MOVIMENTO! Não espere o ano virar para começar, comece hoje, agora, COMECE A CADA DIA! E, se necessário, recomece quantas vezes for preciso!

Um 2023 cheio de realizações, um dia repleto de conquistas e muita vida!

Eder Pereira Neves

Coordenador de Aplicação de treinamentos| Consultor educacional| Instrutor de treinamento| Analista de treinamento e desenvolvimento| Criatividade e gente na veia

1 a

Muito preciosa esta leitura caríssimo Ítalo Pacelli. Quanta coisa a se pensar no que vc presenteou aqui! E realmente "o fato de não acreditar na mudança, não significa dizer que ela não aconteça". Estamos em meio a mudanças constantes, algumas bruscas outras suaves, mas sempre mudando. Obrigado pelo texto!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ítalo Pacelli

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos