É possível desenvolver human skills? Elas estão revolucionando a cultura das empresas...
Em alta nos recrutamentos dos mais variados setores, as soft skills, também chamadas de human skills, são habilidades de complexo mapeamento em candidatos, ainda que apresentem excelência em hard skills.
Por quê? Porque é preciso sensibilidade, ter um olhar estratégico sobre o que acontece na jornada, não apenas na chegada. Todo mundo precisa saber se relacionar com outras pessoas e, de uma forma ou de outra, as individualidades interferem em nosso desempenho dentro do ambiente de trabalho.
Quem se destaca em habilidades humanas, costuma encantar facilmente e estabelecer forte conexão com colegas, pares, clientes e prospects. Elas promovem resultados surpreendentes em produtividade, superação de metas e contribuem para o crescimento da empresa.
Vale aqui destacar uma das habilidades mais celebradas atualmente: Formação de Redes de Poderosas. Ninguém alcança sucesso sozinho, e não geramos engajamento sem sermos capazes de entender as opiniões e os preconceitos dos outros, suspender o julgamento e se concentrar em compreender a perspectiva da outra pessoa. Algo simples de escrever, mas nem tanto de fazer...
Interessante, mas você deve estar se perguntando: É preciso nascer com essas habilidades? Não! Elas podem ser desenvolvidas e a tecnologia é a chave para esse desafio. Ajuda a despertá-las, a aprimorar pontos críticos como comunicação, linguagem corporal, autoconsciência, escuta ativa e diversos outros aspectos...
Recomendados pelo LinkedIn
Uma forma inovadora de humanizar
Criar uma tecnologia para desenvolver human skills é algo complexo, e certamente não poderia seguir o modelo tradicional. Foi preciso usar muita sensibilidade para apresentar uma jornada simples, atraente e estimulante. Com essa proposta, nasceu a solução Desenvolvimento e Engajamento by BLAST!.
Nessa solução, trazemos conteúdos em diferentes formatos como vídeos, cursos online, lives, podcasts e pesquisas. Materiais de especialistas de mercado e vivências interessantes, como as do Nelson Motta, Dira Paes, Luiz Felipe Pondé e Malu Mader. Eles falam sobre os caminhos da criatividade, inteligência emocional, essência individual, pensamento ágil, liderança criativa, protagonismo, automotivação e tantos outros temas, capazes de despertar human skills e gerar insights estratégicos.
Uma das inúmeras vantagens relacionadas à comodidade e à praticidade de uso dessa plataforma de Streaming pelos colaboradores é que a ferramenta pode ser usada a qualquer hora e lugar por meio de diferentes dispositivos. Os resultados vão desde gerenciar o tempo de forma eficaz e comunicar pensamentos com facilidade, até a formação de um time pronto para ouvir as necessidades dos clientes de maneira diferenciada e empática.
E tudo isso de maneira leve e divertida, com dicas de gurus das mídias sociais sobre diversos assuntos, desde orientações financeiras até turismo e culinária. São dicas importantes para começar o desenvolvimento de forma descontraída, com informações que ajudarão a descobrir e a entender quais habilidades devem ser aprimoradas. BLAST é uma inovação em desenvolvimento e engajamento, e mais do que tecnologia, é pura humanização.
Diretor de Produtos na TOTVS | Especialista em ERPs | Gestão de Produtos Digitais | Software e Tecnologia | Estratégia de Negócios
3 aÓtimo texto Robson Campos da Silva , obrigado por compartilhar