É possível empreender sendo CLT?
A sociedade atual é competitiva e coloca grande enfase na realização individual. É importante criar o hábito de gerar constante feedback a si mesmo porque o autoconhecimento gera autodesenvolvimento pessoal e profissional.
Mesmo que as empresas forneçam oportunidades para seu desenvolvimento profissional, de suas competências e habilidades, a responsabilidade por isso é de cada um.
É responsabilidade exclusiva de cada um cuidar da sua empregabilidade e isso exige coragem e determinação. Como está sua autocritica para identificar suas limitações? Você sabe onde quer chegar e o que precisa desenvolver para estar lá?
A empresa onde vocês está valoriza suas competências e habilidades? Ou a empresa onde está contribui para sua obsolência.
A maioria das pessoas passa a maior parte do seu tempo dentro de organizações. Estas organizações têm sua cultura que é composta por seus valores e crenças. Esta cultura dita regras da instituição que colimam em recompensas ou punições.
Tuas competências e atitudes estão estimuladas ou atrofiadas pela cultura organizacional da empresa que está inserido.
Ao fazer seu feedback pessoal você está acomodado a esta cultura organizacional ou incomodado e sabe que para crescer e evoluir tem que sair da zona de conforto?
O aprendizado constante é o que cria condições favoráveis para o avanço da carreira e estabelece um vinculo sinérgico dentro das empresas. Não existe mais espaço para profissionais que se restringem a processos e rotinas com métodos ultrapassados. O espaço é para os profissionais que tem metas e objetivos que dão resultados para si e para a empresa.
O mercado exige profissionais que tragam alternativas para transpor as dificuldades pois o mercado, em constante mudança, quer novas postura com rápida capacidade de decisão e autonomia.
Então empreendedorismo e plano de carreira andam juntos. Empreender na carreira é ir além do tradicional, é analisar, escolher, refletir, tomar iniciativas, perseverar e agir.
Planeje o seu desenvolvimento profissional com atitude empreendedora. Alinhe suas etapas de mudança com a realidade profissional e com seus desejos, ética, valores e crenças pessoais. Combata com firmeza aquilo que dificulta seus planos e decisões.
O quanto você está disposto a mudar?
Isso é um problema seu e não da empresa, você é o empreendedor da sua carreira.
Patricia Z. Misturini - DHO / Desenvolvimento Humano e Organizacional