É preciso renovar sempre...
Ander Leme (11) 9*9413-0927 - AHM Equipamentos Topográficos

É preciso renovar sempre...

Hoje tive a oportunidade de conversar com alguns clientes daqui da rede, percebi que muitos ainda resistem lutando contra o avanço da tecnologia. Alguns deles chegou a dizer que prefere não fazer serviços se tiver que abandonar a estação topográfica. Eu acredito muito na evolução e cheguei citar alguns dias atrás uma experiência vivida em meados de 2002, 2003... é em vão lutar contra, é preciso nos atualizar.

Talvez o RTK não seja tão simples quanto a estação, talvez seja diferente a forma de coletar pontos, talvez seja difícil nas primeiras vezes até acostumar, mas afirmo que sabemos que depois de um tempo de serviço, os simples uma única pessoa dá conta de fazer, que através do programa da coletora fica muito mais fácil e que não era tão difícil assim como se vende. Ainda no relato de dias atrás, uma pessoa chegou ligar dizendo pra mim que eu estava exagerando, que isso tudo foi uma mera coincidência (teodolito x estação topográfica)... e não foi, posso citar o exemplo do Whatsapp, todos os amigos já utilizavam a muito tempo e eu relutei uns seis meses e ainda hoje eu nem utilizo todas as ferramentas oferecidas (eu não utilizo o status, dificilmente mando áudio e raramente faço chamadas de vídeos), mas não posso sair dizendo que ele não é uma ferramenta boa, que eu jamais usaria, alias tenho que admitir que é um senhor avanço tecnológico, permitindo que pessoas distantes possam se aproximar de seus familiares, que os idosos possam se sentir menos sozinhos e ainda permitem a comunicação entre pessoas que gostam de escrever e pessoas que sofrem de depressão ou até mesmo aquelas que sentem dificuldade de se comunicar em casa. Sem querer acaba sendo um serviço de utilidade publica quando bem intencionado e para o bem.

Alguns pessoas ainda tiveram a coragem de perguntar se realmente essa postagem não quer induzir as pessoas a desistirem das suas estações totais... Gente... eu não quero induzir ninguém... sabemos que os drones em grandes levantamentos topográficos são ótimos mas que agora ANAC quer regular o uso (tem matérias online a respeito); As estações devem ser calibradas com aferição pelo menos uma vez por ano e mesmo assim, devido a não formalidade dos dados brutos (existe como levantar como caderneta ou como coordenadas), fica difícil estabelecer regras nas quais possam conferir o levantamento bruto sem depender das informações de quem fez o levantamento inicialmente. Por hora, o levantamento pós processado ou rtk está sendo sugerido para locação de terreno, obras de levantamento, drenagem de obra de arte e corrente, locação de obras de artes especiais, medições de terraplenagem e pavimentação bem como laudos e perícias, onde os bancos e grandes clientes cogitam solicitar o arquivo em Rinex para ser conferido por outra pessoa qualquer.

Até que isso tudo realmente seja a atualidade, algumas pessoas estão se antecipando, conhecendo e locando o aparelho para ir se adaptando... algumas já tem proposta de compras e parte delas não irá abrir mão da sua estação topográfica, mas já entenderam que a curto prazo quem não tiver atualizado vai ficando para atrás. Eu como humano estou aprendendo muito e sigo bastante otimista, logo em breve estaremos expandido para todo interior Paulista e todo triângulo mineiro, assim, agradeço você por lido até aqui e se achar interessante, compartilhe para que a informação possa chegar a todos, sejam com intuito comercial ou até mesmo para adquirir conhecimento.

Sempre a disposição para esclarecimento de dúvidas e por mais simples que seja, pode me procurar, sempre pronto para atender!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos