É realmente necessário ter experiência anterior?
O tema de hoje é polêmico, e claro que se tiverem uma perspectiva diferente gostaria muito de conversar sobre o tema.
O tema aqui hoje é: A incoerência do mercado em apenas contratar profissionais que tenham experiência anterior.
Entendo que para algumas posições no mercado, ter uma experiência anterior na área é muito importante. Mas acho que 90% das vagas que vejo, um pré requisito quase que mandatório ter experiência anterior, em algumas situações experiência de anos.
Pensando na atual situação de desemprego no país, muita gente, muita gente mesmo busca uma oportunidade de transacionar de carreira, e não pelo "luxo" de quero mudar de carreira, mas sim pela necessidade.
Mas aí vem a grande polêmica do mercado que se estende desde antes da pandemia... Todos desejam um profissional com experiência anterior no mercado e a pergunta gritante, qual a empresa que irá oferecer a oportunidade do profissional ter experiência? É como se a gente tentasse responder, quem veio antes, o ovo ou a galinha?
As empresas precisam estar mais abertas e dispostas a contratar profissionais sem experiência. Isso não significa contratar qualquer pessoa, mas no decorrer do processo seletivo focar nas habilidades comportamentais que o candidato possuí e se questionar se essas habilidades são aderentes a vaga que precisa ser preenchida.
O conhecimento técnico pode ser ensinado! As habilidades comportamentais geralmente as pessoas carregam consigo, as famosas softskills, e podem ser ensinadas também, mas você levará bem mais tempo e esforço, e assumirá um risco maior do que as habilidades técnicas, as hardskills.
Muitos escrevem artigos de como as softskills estão valorizadas no mercado...mas isso de fato acontece na prática?
A sensação é que todos querem o profissional perfeito! Que já venha com o pacote completo, de habilidades comportamentais e técnicas. Claro, esse seria o mundo ideal, afinal teria que ser investido menos tempo e esforço nesse profissional.
Os paradigmas que giram em torno desse tema é enorme. Como mencionei no início do artigo, existem posições que realmente a experiência anterior é imprescindível, mas quero trazer uma provocação. A vaga disponível REALMENTE exige experiência anterior, ou esse é um pré requisito para ter menos tempo e esforço na capacitação desse profissional? Sei que os resultados podem ser atingidos mais rapidamente com um profissional que tenha experiência, mas tenha em mente que as pessoas com experiência no mercado também é limitada e você vai encontrar muuuuuita dificuldade em encontrar o profissional que você idealiza.
Precisamos quebrar esse ciclo vicioso, caso contrário teremos um mercado com bastante gente desempregada, e empresas não encontrando os profissionais que precisam. Pensem que se o leque de oportunidades para profissionais sem experiência for maior, no futuro será mais fácil encontrar profissionais com experiência. Enquanto esse ciclo não for quebrado haverá uma alta taxa de desemprego e uma alta taxa de vagas não preenchidas pela falta de profissionais qualificados no mercado.