É tempo de falar de empoderamento feminino!
Vamos falar de empoderamento? Mas antes, você precisa saber o real significado desta palavra, e que a mulher é uma parcela representativa da sociedade que é subjugada apenas pela sua condição de gênero.
Empoderamento é dar ou receber poder ou mais poder. Significa ainda uma ampliação da liberdade de escolher e de agir, é poder ter a livre escolha sobre os recursos e as decisões que afetam suas próprias vidas.
A pessoa empoderada pode definir os seus objetivos, adquirir ou ter as competências reconhecidas, resolver problemas e desenvolver seu próprio sustento. É, simultaneamente, um processo e um resultado. Por isso, fala-se do empoderamento das pessoas em situação de pobreza, das mulheres, dos negros, dos indígenas e de todos aqueles que vivem em relação de subordinação ou são desprivilegiados socialmente.
Quero na minha condição de mulher assumir cada um dos papéis por mim escolhidos, contando com respeito e o devido reconhecimento.
Apesar das profundas mudanças no mundo, infelizmente ainda nos deparamos com uma realidade na qual a mulher ainda sofre violência, preconceito e desvalorização injustificáveis, ou para “alguns” justificáveis exclusivamente por ser mulher. E o mais agravante é que muitos não percebem suas ações violentas mantidas no dia a dia, isso mesmo, não se reconhecessem como violentas, visto seus paradigmas embasados por velhas crenças.
Percebe-se que há muito tempo os sonhos das mulheres foram ampliados para além do casamento ou da condição de ser mãe. Acredito serem papéis esses importantíssimos, mas outros passaram a ser desejados. Ademais, o formato do casamento ou relacionamento também sofreram transformações profundas em sua concepção. Afinal, trata-se de um compartilhamento de responsabilidades, de alegrias e de sonhos para além do lar. Acredito que antes de cuidar do outro, qualquer um precisa cuidar antes de si.
Desse modo, a busca de empoderamento compreende efetivar ações de posicionamento das mulheres em todos os campos sociais, políticos e econômicos.
Sinto-me muito incomodada, especialmente na situação de administradora e professora universitária, quando são expostos dados nos quais no Brasil apenas 11% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, segundo dados da Pesquisa International Business Report (IBR) - Women in Business, feita pela Grant Thornton em 36 países (março de 2016).
E se falarmos de violência... Meu Deus, o quanto se faz necessário rediscutir a situação da mulher, conhecer e ampliar informações acerca dos abusos que não restritos à violência física. Vai além do espaço doméstico, é estabelecida também nos ambientes de trabalho, expressa de diversas maneiras: física, moral, psicológica e até mesmo institucional, tanto na iniciativa privada como em instituições públicas.
Com relação ao espaço político, a ONU Mulheres, em parceria com União Interparlamentar (UIP), lançou em março deste ano um panorama sobre a participação política das mulheres no mundo. Com apenas uma ministra, o Brasil ficou na 167ª posição no ranking mundial de participação de mulheres no Executivo, que analisou 174 países. Em relação ao ranking da participação no Congresso, o país ficou na 154ª posição, com 55 das 513 cadeiras da Câmara ocupadas por mulheres, e 12 dos 81 assentos do Senado preenchidos por representantes femininas. Em síntese, alcançamos uma média de ocupação feminina de cargos eletivos no Brasil de 14%, uma das mais baixas taxas do planeta.
No mínimo um panorama classificado como desafiador para todas nós mulheres, e homens que enxergam além de toda uma construção social voltada à desigualdade. Vamos promover a igualdade em todos os espaços nos quais estejamos presentes.
As mulheres estão ocupando importantíssimos cargos nas empresas, cargos públicos e na politica. A cada dia que passa as mulheres têm mostrado que não somente são do lar, mas sim empenhando trabalhos que desde então só era exercido pela figura masculina. Fico muito feliz pelas conquistas das mulheres, pois devemos acabar com o maior preconceito da sociedade que se chama misoginia!!!