É TUDO SAÚDE #46 - resumo semanal de notícias da Sesa
Hemoce realiza centésima coleta de medula óssea
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), alcançou a marca de cem coletas de medula óssea alogênica não aparentada, cujos doador e paciente não têm parentesco. O material será utilizado em um transplante fora do Ceará. Oferecido à população cearense desde 2012, o serviço já enviou bolsas para outros estados e países. Saiba como doar.
No HGF, projeto auxilia na recuperação de pacientes em longa internação
Com o objetivo de facilitar o diálogo e a troca de informações entre profissionais e pacientes com déficit oral e motor, o serviço de Terapia Ocupacional do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), criou o Projeto Tato. A iniciativa utiliza tecnologias assistivas de baixo custo para auxiliar na autonomia, na independência e na qualidade de vida do paciente durante a internação. Conheça a iniciativa.
Imagem da semana
No ano em que soma uma década de atividades, a Residência Multiprofissional (Resmulti) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) comemora a formação de mais de 2.300 especialistas e celebra a consolidação de um programa que valoriza a Pesquisa no SUS. Conheça a Resmulti.
O importante é ter saúde
Iniciada a imunização dos grupos prioritários com o reforço bivalente contra a covid-19. Neste episódio, conversamos com o titular da Secretaria de Vigilância em Saúde da Sesa, Antônio Silva Lima Neto (Tanta). O gestor ressalta a efetividade do novo imunobiológico e destaca a importância de completar o esquema primário de vacinação. Ouça o episódio.
Bancos de leite materno são importantes aliados na luta contra a desnutrição de bebês
Recomendados pelo LinkedIn
Quando se trata da saúde de bebês, a colaboração depende de um gesto bem mais simples em nome da vida. Em menos de um mês de vida, o pequeno Samuel já precisou voltar ao hospital por causa de uma gripe forte. Sempre grudado na mãe, para não deixar de ser amamentado. Os pediatras afirmam que o leite materno deve ser o único alimento nos primeiros 6 meses de vida e que pode continuar fazendo parte da alimentação da criança até os 2 anos. Clique aqui e leia a matéria na íntegra.