Ética, Cultura e Propósito das companhias

Ética, Cultura e Propósito das companhias

Curso PFCC26: Programa de Formação e Certificação de Conselheiros

Board Academy Br

Uma cultura ética e um ambiente inclusivo liderado por líderes virtuosos com um propósito claro e amplo auxiliam para um resultado financeiro positivo.

É importante basear suas escolhas pelo bem comum que visam estimular decisões e comportamentos éticos baseados em sistemas tangíveis e também levar em consideração os sinais implícitos ou invisíveis, pois ambos impactam a cultura das empresas. Fazer parte de algo maior e duradouro garante motivação interna e promove diversidade em todas as suas dimensões.

Ética e respeito mútuo no ambiente do trabalho constroem relacionamentos de confiança e duradouros.

A cultura é algo especial, um modelo mental, um olhar e sentimento de pertencimento e respeito, que engaja e é o espírito do negócio e orienta o comportamento e molda os talentos em prol de um resultado maior.

Os valores e comportamentos orientam a cultura.

A satisfação dos funcionários orienta a satisfação dos clientes.

A satisfação dos clientes orienta o valor dos acionistas.

No final do dia todos somos humanos e o engajamento e motivação são as pílulas do sucesso do seu negócio. Um bom ambiente de trabalho, uma cultura sólida, segura e com diversidade respeitada auxiliam no alcance dos objetivos compartilhados da organização.

É importante aprender com os erros, falhar e reaprender, ter acolhimento, propósito claro e cultura baseada em segurança, comunicação clara e isso gera resultado de alto impacto.

As mudanças na organização podem ser: voluntária, incremental, revolucionária, involuntária, transformacional e revolucionária.

A gestão brasileira tem características definidas em distância do poder, afeição, demonstração de emoções e sentimentos, importância das relações pessoais e dificuldades para administrar conflitos abertamente. Ainda tem a presença do poder autoritário do chefe, mas também da lealdade e da posição ocupada no mapa do poder.

O conselheiro precisa gerenciar seus atos baseado no propósito e ser leal, ético, fomentar mudanças positivas e liderar pelo exemplo. É fundamental equilibrar interesses profissionais e pessoais.

A humanização da governança corporativa e dos conselhos consultivos é fundamental e as perguntas são chaves para diagnosticar os desafios, fomentar oportunidades e sugerir melhorias contínuas que serão avaliadas e deliberadas pelo conselho administração e aplicadas pela diretoria da empresa que atua no dia-a-dia dos negócios.

Seja uma peça importante no diagnóstico e na evolução dos negócios.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos