Índice de popularidade do Google - Candidatos da terceira via
Fiz um levantamento do índice de popularidade do Google para as prováveis terceiras vias para a presidência da república e gostaria de dividir o resultado com vocês.
Para esse levantamento eu selecionei os seguintes nomes:
Para meus colegas de dados:
Sobre a métrica, os números representam o interesse de pesquisa relativo ao ponto mais alto no gráfico de uma determinada região em um dado período. Um valor de 100 representa o pico de popularidade de um termo. Um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade.
Falando de cada um:
- É interessante colocar que diferente dos outros candidatos o Ciro Gomes Oficial tem uma média relativa bem consolidada, justificando por exemplo o motivo de ele ser o terceiro colocado nas pesquisas nacionais eleitorais.
As principais regiões que pesquisam por Ciro Gomes são do norte/nordeste e os principais assuntos que são pesquisados juntamente com seu nome ou que os usuários pesquisaram logo em seguida são:
**Opinião
Seria interessante para a equipe que trabalha com o Ciro Gomes fazer algumas pesquisas qualitativas para entender o porque que seu nome não é tao veiculado no sul/sudeste e também trabalhar para divulgar suas propostas pois no relatório do Google pouquíssimas pessoas assimilam o Ciro Gomes a suas propostas.
Recomendados pelo LinkedIn
- Já no caso do Felipe d'Avila temos uma situação diferente do Ciro Gomes pois as principais regiões que pesquisaram sobre ele foram sul/sudeste (Sem pesquisas do norte e pouquissimas do nordeste) já os assuntos mais comentados foram:
É muito interessante reparar que tanto no caso do Ciro Gomes(em menor quantidade) quanto no caso do Felipe D’avila o nome da Simone Tebet aparece nos relacionados!
**Opinião
Para a equipe desse candidato acredito que seria de extrema importância que o time de marketing entenda o por que desse candidato não ter entrado ainda em certas regiões! Estamos a pouquíssimos meses da corrida eleitoral e como mostra o gráfico acima ele se mantém bem abaixo do restante.
- Simone Tebet até alguns meses atrás simplesmente não tinha pesquisas no Google pois seu índice médio era menor que 10 até que mais ou menos em maio de 2022(provavelmente quando seu nome começou a ser vinculado à presidência) ela começou a aparecer; ela foi bem pesquisada em diversas regiões do Brasil, com ênfase no Mato Grosso do Sul e os principais assuntos foram:
* Um detalhe é que como ela não tem bom histórico de buscas então todos os assuntos são “assuntos de aumento repentino”.
-De todos que falamos aqui o mais interessante de fato foi o Pablo Marçal , assim como a Simone, ele também não tem um histórico de buscas no Google e ele foi bem pesquisado pela maioria das regiões do Brasil, os principais assuntos foram:
**Opinião
Ele teve uma alta na média de buscas de um tempo para cá(conseguindo a proeza de passar o Ciro na média de pesquisas), acredito que suas participações em podcasts e seus envolvimentos em algumas fofocas recentes ajudaram nisso, contudo do ponto de vista político ele pode surpreender nas pesquisas eleitorais se continuar dessa forma.
Durante esse período eleitoral vou acompanhar o desenrolar dos candidatos (sempre buscando análises e pontos de vistas dos dados) por isso não deixe de me acompanhar! :D