Índices Estatísticos da Violência no Rio de Janeiro

Índices Estatísticos da Violência no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um dos maiores destinos turístico no Brasil, bem conhecido pela estátua do Cristo Redentor, Corcovado, Pão de Açúcar, Praias de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca, além das atividades e patrimônio culturais. O estado do Rio de Janeiro tem a terceira maior população com 17,2 milhões de habitantes e tem o segundo maior PIB entre os estados brasileiros com R$671 bilhões Dados 2017 IBGE.

Entretanto, assim como qualquer grande cidade, o Rio trabalha no combate a violência, que é um índice apontado como um dos grandes problemas socioeconômico do país. Indíces elevados de criminalidade são um grave problema que afeta tanto a qualidade e expectativa de vida dos cidadãos, quanto no aumento de gastos públicos e perda de receita, principalmente do setor turistico. Segundo a cnc.org em 2019 o Rio teve um faturamento de R$25,5 bilhões com serviços turísticos.

Para acompanhar os indíces de criminalidade o Governo disponibiliza através do ISPDadosRJ indicadores estatísticos segmentado por tipo de ocorrência. Este dataset está baseado nos Dados Abertos do Instituto de Segurança Pública que são construídos a partir dos Registros de Ocorrência (RO) averbado nas Delegacias da Secretaria do Estado de Policita Militar do Rio de Janeiro. As estatísticas produzidas baseiam-se na data do registro de ocorrência.

dataset contém 56 tipos de ocorrências (variáveis). Nesta análise será destacado apenas para algumas das variáveis. É importante realçar que este é um dataset com dados de grande intervalo de tempo, desde 1991, sendo que para alguma das variáveis teve inicio de contabilização anos depois. Além disso, houveram alterações e há dados faltantes, de acordo com a própria fonte

Esta análise foi feita usando a ferramenta do Google Colab e os códigos fonte podem ser verificados meu perfil do Github.

Roubo e Furto de Veículos

Roubo e Furtos são alguns dos casos com maior número de ocorrência. Por mês são registrado em média 2.400 para ocorrência de roubo e 1700 para ocorrência de furto. No período verifica-se queda no número de casos, sinal de que a ação do estado tem sido eficiente, porém apenas 42.98% são recuperados sobre o total de veículos perdidos. Estes índices são os principais balizador que impactam no setor das seguradoras de automóveis, resultando em custo alto das apólices e consequentemente é repassado no preço para o consumidor.

No alt text provided for this image

Roubos e Furtos a pedestres

Casos que diretamente envolve o pedestre e também é uma das estatísticas mais relatadas por turistas que são aconselhados a não expor seus pertences enquanto estiverem em pontos turisticos, por exemplo. Aproximadamente 200mil destas ocorrências foram registradas até agosto de 2019.

No alt text provided for this image

Crimes contra a vida

Os crimes de homicídios apresentam variação de queda no decorrer dos últimos anos, resultado referente ao endurecimento da segurança pública no atual governo, segundo os jornais.

No alt text provided for this image

Em 2017 a média de casos era de 445 , em 2018 caiu para 412, e para 2019 a média de 339 homicídios registrados até agosto de 2019.

No alt text provided for this image

Drogas Ilícitas

A questão das drogas ilícitas é outro índice preocupante no fenômeno da criminalidade do Rio de Janeiro, de acordo com os dados, as ocorrếncias são crescentes nos últimos anos.

No alt text provided for this image

A questão do controle da criminalidade requer investimento na educação, políticas públicas e comprometimento das autoridades para que tais índices melhorem a partir da causa da raíz do problema.

Embora tenha havido queda de variação para alguns dos índices e crescimento para outros, de fato, os números apresentados são alarmantes e além do mais, trazem algum prejuízo na imagem do Rio de Janeiro se tratando de segurança.

O setor turístico ainda é um forte aliado da economia do Rio de Janeiro, por isso é usual do estado tomar iniciativas pontuais de investimento na segurança ou em apenas em locais turísticos e talvez isso esteja sendo um paliativo para que o Rio continue ainda sendo um destino atrativo.

Atualmente, sou aluna de Data Science na Sigmoidal, esta é uma análise baseada nas aulas do segudo módulo.

Kaline Souza

Matemática | Mestra em Engenharia de Petróleo | Engenharia Mecatrônica

4 a

Parabéns, Márcia! Logo, logo farei minha análise também 🙏

Aldino Polo

Engenheiro Químico | Analista e Cientista de Dados | Engenheiro de Segurança do Trabalho | Engenheiro de Produção

4 a

Ficou muito bom artigo! A análise ficou bem explicada e completa! 👏👏👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos