04 indicações de livros para empreendedores

04 indicações de livros para empreendedores


Esta é uma seleção das leituras de cases de empreendedores que abriram a minha mente e transformaram o meu negócio.

Abri um CNPJ com 22 anos anos, sem uma aula de empreendedorismo e cheia de medos dos desafios de abrir meu próprio negócio. A falta de conhecimento foi determinante para eu criar aquele hábito da leitura que todo mundo sonha.

A busca por referências foi a forma que encontrei de me inspirar para superar todos os desafios que apareciam na minha frente (e eram muitos). Ao longo dos últimos cinco anos, estabeleço sempre a meta de ler #12livrosem12meses. Sei que esse aprendizado tem transformado o meu negócio e me tornado uma líder melhor.

Nesse primeiro texto, escolhi os melhores quatro livros que li sobre cases de grandes empresas. Quando leio a história dos outros, abro as primeiras páginas buscando simplesmente saber o que deu certo para tentar aplicar no meu negócio. Na maior parte das vezes, nem é isso que encontro. Esses livros que indico me trouxeram a motivação para fazer aquilo que eu acredito.

Hoje ler é natural para mim e basta um empurrãozinho para ser um hábito que isso aconteça. Foi depois de um post no Instagram (@gretapaz) sobre as minhas últimas leituras que muitos amigos pediram livros emprestados e tive o insight de escrever sobre isso. Espero emprestar mais e mais livros e acho que esse texto pode ajudar muitos empreendedores.

1) Lições de Um Empresário Rebelde

O livro do empreendedor que mais admiro, Yvon Chouinard. Os maiores dilemas para mim sempre foram: equilibrar trabalho e outros pontos tão importantes da vida, empreender de forma generosa em um mercado competitivo e sustentar aquilo que eu acredito propósito. Depois desse livro, vi que todos os meus dilemas eram desafios para Chouinard também. E ele lida com todos com maestria, tocando um dos maiores negócios de varejo de vestuário: a Patagônia.

2) Rebeldes Têm Asas

O maior recado que esse livro me deu foi: empreender com leveza e sem medo do fracasso. Escrito pelo fundador da marca de roupas Reserva, Rony Meisler, a leitura é leve e cheia de “moral da história” sobre como reinventar uma indústria e questionar-se o tempo todo. Nem sempre seguir o que dá certo para outros é fazer dar certo para o seu negócio. A Reserva é uma marca cheia de personalidade, propósito e convicções — e isso é inspirador.

3) Work Rules!

Quem trabalha na indústria criativa, assim como eu, já deve ter se perguntado: como é que o Google consegue ter um modelo de gestão que possibilita tantos benefícios e tamanha liberdade? Depois de muito me questionar, decidi ler este livro. Ele é prático e vai no “bê a bá” do recrutamento e seleção na empresa, dos lanches liberados para os funcionário o dia inteiro e das políticas para garantir a liberdade com os colaboradores. Cuidado: ele desperta a vontade de transformar tudo.

4) Criatividade SA

Este é um livro para abrir a cabeça e falar de processos de inovação. Sempre fui muito fã da Pixar e como trabalho com produções audiovisuais, essa leitura fez ainda mais sentido para mim. Por ser escrito por Ed Catmull, presidente da Pixar e da Disney Animation, o livro traz inúmeras histórias da empresa no detalhe. O que mais gostei e levei para o meu negócio é a maneira horizontal da gestão, que dá autonomia para que todos possam criar. Sempre trabalhamos de forma direta ou indireta com a criatividade e o questionamento que fica é: será que estamos dando espaço para ela aparecer?

ps: Esse é o primeiro texto de uma série que quero escrever. Quero indicar outros estilos de leitura: livros com ferramentas para startups, livros que não são sobre empreendedorismo e me ajudaram a empreender, livros sobre marketing digital. O que acham? Deixem um comentário, please! :)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos