05 insights do livro "Luiza Helena: mulher do Brasil"​
Luiza no lançamento do livro em 21/06/2022. Crédito da foto: Glamurama Uol

05 insights do livro "Luiza Helena: mulher do Brasil"

Luiza Helena dispensa apresentações e talvez seja unanimidade o quanto sua trajetória é incrível. 

A biografia escrita por Pedro Bial é construída em meio a depoimentos, relatos, diálogos, fotos e registros, com a impressão de que também estamos conversando com Luiza.

Vou dividir o que mais me chamou atenção:

1) Carreira & Maternidade:

Quando Luiza precisava sair para trabalhar, ela falava para os filhos que era algo bom, para que eles não associassem aquilo a algo ruim e tentava não se culpar pela ausência. Em casa, Luiza utilizava as técnicas empresariais que aprendia: feedback, metas, reuniões semanais para propor soluções. Tem depoimentos dos filhos comentando que seriam a extensão da empresa: "departamentos filhos" e o maior segredo de Luiza teria sido utilizar o talento de gestora para ser mãe. Os filhos contam ainda que são bem unidos, que sempre se apoiaram e que acreditam que a mania da mãe de testar em casa essas dinâmicas os ajudaram.

2) Aprendizado contínuo:

Luiza sempre buscava embasamento e aperfeiçoamento teórico para seus métodos e procedimentos. Inclusive, algumas vezes foi questionada pelo Conselho pelo valor gasto em cursos, que depois de aplicados, tinha seu retorno com sobras. Bial resume que Luiza profissionalizou o negócio da família, buscando o equilíbrio do que há de mais moderno na gestão empresarial e a preservação dos seus valores e propósitos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

3) Revisão de controles e auditoria externa:

Quando assumiu a superintendência da Magazine Luiza, Luiza sugeriu que em vez de tantos memorandos, as pessoas assumissem o que acertou com as áreas e cumprissem, de forma a aproximar as pessoas e trazer mais agilidade na dinâmica da empresa. Dessa forma, Luiza revisou os controles. Já sobre auditoria externa, um episódio curioso: em 1995 quando um concorrente direto faliu, começaram boatos que outras empresas do setor também iriam falir. Em vez de esconder o estado de saúde financeira da Magalu, a empresária contratou uma auditoria. Luiza conta que quando recebeu o relatório, falou para os auditores: "Poxa, pagamos tão caro para vocês falarem mal de nós", mas ela entendeu que era o único caminho para demonstrar seriedade junto aos fornecedores.

4) Network e conexão com as pessoas:

O nome "Magazine Luiza" foi escolhido pela população num programa de rádio. O ouvinte que sugerisse o nome mais votado, ganharia um sofá. A população participou da decisão. Luiza é representante da classe varejista com conquistas importantes como redução do IPI na linha branca; já foi integrante do Conselho Público Olímpico nos Jogos Olímpicos 2016, representante e apoiadora das mulheres, através do grupo Mulheres do Brasil e acumula outras tantas representações e contribuições para a sociedade. Essa característica lembra muito a tia Luiza que sempre encontrava uma conexão com cada freguês e que sem capital oferecia cursos sobre eletrodomésticos de graça para atrair a clientela.

5. Valores inegociáveis:

Um dos momentos mais emocionantes para mim, foi uma carta que ela escreveu para um dos filhos no primeiro estágio dele, em 1996. Alguns dos conselhos são para ele acreditar nele mesmo, não abrir mão da sua ética, descobrir sua missão, organizar seu tempo e não omitir a verdade. Quando Fred assumiu o comando da Magazine Luiza em 2015, Luiza fez uma nova carta, também emocionante, o dando certeza que não existia nenhum profissional no mercado tão preparado quanto ele.

O livro tem muitos outros temas interessantíssimos de Luiza e da Magazine Luiza: estratégias empresariais; criação de lojas sem produtos quando não existia internet; gestão e decisões em empresas familiares; reconhecimento em Harvard como exemplo de inovação democratizante, entre tantos outros assuntos.

Super indico, a leitura vale a pena demais! Por mais que Luiza já tenha feito inúmeras palestras e entrevistas, sempre aprendemos cada vez que a ouvimos.

O que? Livro: Luiza Helena: Mulher do Brasil. Pedro Bial. Editora Gente, 2022. 320 p.

Onde comprar? Livrarias e sites como Magazine Luiza, Americanas, Submarino, Amazon, Mercado Livro e Estante Virtual.

Preço? R$ 59,90 (livro físico) e R$ 38,61 (e-book)

CYNIRA ALANA ARAUJO MALVEIRA

Diretoria | Superintendência | Gerência Geral | Experiência do Cliente | Relações Institucionais | Processos Comerciais | Distribuição de Energia | Geração Distribuída | Faturamento | Cobrança | Perdas | Logística

2 a

Excelente, Priscila! Eu também estou lendo e já com várias anotações para usar com minha equipe. Bial nos proporciona uma leitura muito estimulante.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos