06 passos para mudança de habito.
Já se deparou com alguma situação que exigia alguma atitude diferente? Muitas vezes até sabemos o que precisamos fazer, mas nem sempre damos o primeiro passo. Pode ser na melhoria profissional – adiando o início de algum curso, cuidando da própria saúde – deixando de fazer exercício físico, até mesmo fazendo algo que possa garantir uma promoção – como deixar de conversar com superiores para mostrar sua real intensão e seus desejos dentro da empresa.
O interessante é refletir porque não fazemos o que precisamos fazer. Temos o habito de nos manter na zona de conforto. Fazemos mais do mesmo, temos ações e padrões de reação já esperados. Nossas conexões neurais já estão formadas para reagirmos de determinada maneira para determinadas situações, nosso cérebro faz o caminho que já está formado, por ser mais rápido. Assim como a energia corre por onde tem um fio condutor, nosso cérebro faz a conexão que está formada, é mais rápido do que fazer uma nova conexão e sendo assim quando percebemos estamos agindo conforme o padrão anteriormente estabelecido.
Quando estamos mudando um habito estamos forçando nosso cérebro a formar uma nova conexão, assim gerando até mesmo um desconforto, muitas vezes não nos sentimos bem e achamos logo uma desculpa para voltarmos para nossa zona de conforto.
Então o que fazer para criar novas conexões e nos forçarmos à sair da zona de conforto?
1 – Estipule pequenas metas, você não vai mudar de comportamento de uma hora para outra. Comece com o que é possível para hoje. Comece com pequenas coisas e o que é mais fácil.
2 – Tenha clareza dessa meta. Se tiver clareza da meta conseguirá medir os resultados com maior precisão e exatidão.
3- Seja realista. Pense nas suas possibilidades atuais, não queira fazer algo que será possível agora, pois isso pode gerar mais frustração.
4 – Organize-se. Mantenha um horário na sua agenda para fazer aquilo que precisa fazer, nem que sejam poucos minutos, mas não utilize mais a falta de tempo para deixar de fazer o que precisa ser feito. Escreva o que deseja realizar, isso vai gerar um comprometimento com você mesmo e aqui é importante usar papel e caneta (ou lápis), para trazer para o racional o que deseja.
5- Tempo. Estabeleça o prazo final para atingir a sua meta. Tenha clareza de quando vai começar, quanto tempo vai gastar por dia e em quanto tempo deseja ver a mudança desejada.
5 –Foco. Para manter o foco, tenha em mente sua meta, o tempo que se dispôs à fazer o que precisa ser feito e lembre-se do resultado que deseja, o objetivo final tem que estar sempre presente para te ajudar a manter o foco.
6- Reavalie. Após determinado período, quando começar a fazer com mais tranquilidade e as alterações começarem a aparecer, reavalie seus desafios e veja se não é o momento de aumentar suas metas.
Agora é com você, espero que eu tenha ajudado!
Grata,
Monica D’Angelo
(11) 94800-0343