1º EMPREGO x RECOLOCAÇÃO
A corrida pelo 1º emprego e por que não dizer pela primeira oportunidade de estar laborando em uma oportunidade de menor aprendiz, estagiário ou trainee demandam uma preparação profissional e pessoal que muitos jovens em sua maioria não têm a menor ideia do que seja. A falta de preparo vem principalmente de uma acomodação daquelas do tipo, "na hora vai dar tudo certo". Não acredito que a falta de preparo venha por desinformação, uma vez que todas as informações estão vastamente divulgadas por vários meios de comunicação.
A recolocação é ainda mais difícil do que é o primeiro emprego, vem precedida de dificuldades que somam as relatadas acima, além de um excesso de confiança que muitas vezes não condizem com a real capacidade laborativa do pretendente.
Tenho visto muitas pessoas postando, outras ao meu redor comentam, muitas divulgam em reportagens do dia a dia que encontram dificuldades para encontrar seu labor, seja o 1º emprego ou a recolocação, ambas muito desejadas.
Entendo que muitas dessas pessoas estão despreparadas profissionalmente ou até mesmo pessoalmente, uma vez que as empresas estão cada vez mais exigentes nos seus processos de contratação. Muitas pessoas ainda insistem em se relacionar mal e mesmo tendo uma vasta experiência caem nos processos de seleção por entenderem que "TUDO VAI DAR CERTO".
Recentemente estive em busca de recolocação por quase cinco meses, até que consegui uma oportunidade de labor. O que fiz? Vou relatar meus passos:
1. Estudei e estudo até hoje (foram mais de 30 cursos e 02 pós nos últimos cinco anos. Atualmente faço MBA);
2. Pesquiso incansavelmente como o mercado está se comportando, o que tem exigido;
3. Aprendo e pratico novas regras de entrevista e renovo meu currículo para atender aos novos padrões;
4. Elaborei meu plano de ação para minha recolocação. Fiz análise SWOT, 5W2H e escrevi todo meu plano de ação;
5. Fé muita Fé.
Acredito que devemos estar preparados profissionalmente e pessoalmente, além de ter MUITA FÉ. Não é permitido duvidar um milímetro sequer de sua capacidade, pois a INCERTEZA é psicologicamente muita mais fácil de ser adotada. Pensar POSITIVAMENTE deve ser um exercício constante para ter uma FÉ INCONDICIONAL.
Portanto, esteja preparado, identifique qual sua real posição no mercado, faça seu planejamento com o máximo de detalhe possível, pois ele te ajudará a ter FOCO. Seja humilde e aceite começar do primeiro degrau ou até mesmo voltar alguns degraus para recomeçar. Lembre que a vida é feita de escolhas e muitas vezes deverá abrir mão de certos privilégios ou diversão para manter a concentração e empenho. Mantenha sua fé inabalável e tenha muito sucesso.