10 anos de 7 x 1: o que isso tem a ver com comunicação e storytelling?
Ontem fez 10 anos que o Brasil perdeu de 7 a 1 para a Alemanha.
Eu sempre falo para os meus alunos que essa é uma daquelas datas que todo mundo se lembra muito bem onde estava, com quem estava e o que estava fazendo enquanto a seleção brasileira era humilhada.
Outras datas parecidas, para quem é um pouco mais experiente, são 11 de Setembro de 2001 e a morte do Ayrton Senna.
Isso acontece porque nossas memórias são basicamente formadas por emoções. Em outras palavras, quando o cérebro humano precisa resgatar uma lembrança, ele puxa por aquilo que sentimos no momento.
Por isso nos lembramos tão bem desses dias nos quais grandes tragédias aconteceram. Também lembramos daqueles dias com algo extraordinariamente positivo, como o nascimento de um filho ou um pedido de casamento.
E o que temos dificuldade de lembrar? Da rotina, da mesmice, daquilo que não causa emoção nenhuma...ou seja, da maioria das reuniões e apresentações de PowerPoint que acontecem no mundo do trabalho.
Se você quer que as pessoas se lembrem do que você está comunicando, a solução passa por misturar emoções com fatos e dados, de forma equilibrada.
Você quer fixar aquele slide na cabeça das pessoas? Pense em uma pequena cena, ou uma pequena história, que ilustre aquilo, que seja capaz de tornar aquela abstração em algo concreto.O caminho é por aí. ;)
PS: No 7 a 1 eu estava na casa do Thiago Muzzi, com uma galera do trabalho. Eu estava sentado no chão, tomando cerveja. E vocês?
===
Bruno Scartozzoni é fundador da StoryTalks e pioneiro do storytelling corporativo no Brasil.
Para conhecer meus cursos e serviços, clique aqui.
Desenvolvimento Sustentável | Mestre Mundus MAPP
6 mEu não lembro onde eu estava!! Isso significa que não foi uma emoção muito marcante para mim? Kkkkk
Educador socioemocional | Especialista em Jovens | Projeto de Vida | TEDx Speaker | LinkedIn Creator | Mestrando em Educação pela USP
6 mEsse dia foi horrível Bruno Scartozzoni Foi o dia que tomei coragem para assistir o jogo com um grupo de amigos no vale Anhangabaú. O coletivo foi entristecendo a cada gol e quando estava uns 5x1 decidimos ir embora! Nunca estive num metrô tão silencioso!
Gerente de Expansão e Operações
6 meita que dia foi esse, né? lembro que sei lá, em 15 min de jogo já tava tipo 3x0 pra Alemanha, e eu ainda não tinha nem entendido ainda o primeiro gol. Depois disso, só ladeira abaixo, né? como todo bom brasileiro, esperei por um milagre. E chorava LITROOOSSSS a cada gol da Alemanha. Onde? na sarjeta, na frente de um bar lotado na Vila Madalena, em SP. Lembro com riqueza de detalhes desse dia!
Base Industrial de Defesa, Comunicação Corporativa e CPESG
6 mFantástico!!! Misturar emoções com fatos e dados, de forma equilibrada!!! 👏👏👏👏👏👏
Business Intelligence | Análise de Dados | Marketing Digital
6 mFoi uma Copa muito marcante pois minha caçula nasceu 10 dias antes (ela é de 02/06/2014 e o jogo de abertura foi Brasil vs. Croácia em 12/06/2014). Eu assisti todos os jogos, de todos os grupos, com ela dormindo num bercinho portátil ao meu lado, pois estava em casa dentro dos 40 dias do puerpério. Saía eventualmete pra ver os jogos do Brasil na casa de parentes, mas de resto era só eu, ela, as fraldas e os gols.