10 coisas que todo candidato em busca de emprego deve fazer para maximizar as chances de sucesso.
A procura de emprego é exaustiva e geralmente testa a determinação do candidato.
Procurar um emprego em muitos casos pode ser estressante e cansativo, especialmente se você não tiver um plano. Distribuir currículos e fazer ligações pode ser difícil para sua autoconfiança, mas ser estratégico em sua busca de emprego pode revigorar você e motivá-lo a continuar. Aqui estão 10 coisas que você deve tentar fazer enquanto procura um emprego.
1. Se possível, busque enquanto ainda estiver empregado
Esperar até que você esteja desempregado, obviamente, adiciona uma camada adicional de estresse para a busca de emprego. Se possível, faça alguma pesquisa enquanto ainda estiver empregado.
Ao falar com colegas ou potenciais empregadores sobre a sua procura de emprego, não se esqueça de mencionar que você gostaria de manter as coisas confidenciais - a última coisa que você quer é que seu empregador saiba da sua busca antes de encontrar seu próximo emprego.
2. Construa sua marca pessoal
Ao procurar emprego, ao invés de ficar esperando o trabalho perfeito aparecer, separe um tempo para trabalhar na construção de sua marca pessoal. Isso pode incluir aprimorar sua imagem nas mídias sociais, envolver-se em grupos profissionais on-line e off-line e entrar em contato com outros profissionais em seu campo. Essa é uma estratégia que pode ajudá-lo agora e no futuro.
3. Considere realizar trabalhos não remunerados
Se a busca por um novo emprego passou de semanas para meses e você consegue fazer isso financeiramente, aceitar algum trabalho voluntário(ou com baixos salários) pode ajudar a reforçar seu currículo. Isso pode lhe dar uma experiência adicional em sua área (claro que é melhor que seja algo envolvido com sua área para agregar valor, não adianta ser engenheiro e fazer trabalho voluntário para cabeleireiro), e pode aumentar suas chances de ser o candidato perfeito para o emprego dos seus sonhos.
4. Aperfeiçoe seu currículo
Personalize seu currículo para cada trabalho para o qual você se inscreve. Tire algum tempo para aperfeiçoar seu currículo ou portfólio para apresentar adequadamente suas habilidades, formação e experiência. Escreva cartas de apresentação exclusivas para cada cargo, explicando por que você quer o emprego e como você acha que pode agregar valor à empresa.
5. Trate a procura de emprego como um trabalho o tempo inteiro
Tirar uma semana ou duas de folga depois de perder seu emprego é bom, mas pensar na busca de emprego como férias prolongadas também aumentará seu desemprego. Trate a busca como se fosse um trabalho das 9:00 às 17:00, e tenha um plano para como você vai gastar esse tempo.