10 dicas para você se preparar para uma entrevista à mídia
Muitas pessoas negam o convite de um jornalista para uma entrevista, por julgarem não estar preparadas isso. Se de fato, você não tiver domínio do assunto, provavelmente não acrescentará a reportagem, por isso sinceridade sempre e a resposta deve ser: “não domino o assunto”. Essa simples frase é importante quando repórter realiza uma enquete na rua sobre um problema do bairro ou algum tema polêmico. A resposta ilustra uma parcela da população que não conhece o assunto.
Sinceridade é o aspecto fundamental de uma entrevista, vamos as outras dicas:
1-Diga apenas a verdade
Diga na entrevista exatamente o que você assistiu acontecer. Sempre fale a verdade, pois a verdade é a base do jornalismo. Se você presenciou o fato ou apenas ouviu de alguém que aconteceu daquela forma são perspectivas diferentes e é preciso falar isso na entrevista.
2- Domine o assunto
Se você trabalha com algum software é importante que você domine a ferramenta, saiba explicar como ela funciona e porque facilita a vida das pessoas. Em todas as áreas é importante que você saiba sobre o que está falando ao dar uma entrevista, caso contrário pode repassar uma informação incorreta
3 - Fale de maneira coloquial
Principalmente para que possa ser entendido pelo público. Fale como se estivesse explicando para a sua mãe. Assim, será mais facilmente compreendido pela audiência.
4- Responda às perguntas de maneira objetiva
Sem muito rodeio e nem palavras difíceis. O ideal é que a sua resposta tenha 30 segundos máximo de duração. Também não faça o contrário, responder apenas com sim ou não. Tente equilibrar a explicação, com os detalhes mais importantes, de maneira lógica e suscinta.
5- Controle o nervosismo
Esse pode ser o principal problema de sua entrevista, porque o nervosismo pode te deixar sem resposta. Por isso, é importante se acalmar. Pense que você domina o conteúdo e que o repórter dificilmente fará uma pergunta que você não saiba responder.
6- Não peça as perguntas antes
Faz parte do código de ética do jornalista não repassar as perguntas com antecedência para o entrevistado. Você pode e deve pedir sobre o que será entrevista e sobre o que você vai ter que falar. O jornalista te passará o assunto e assim você pode se preparar para responder os questionamentos.
7- Evite erros de português
Num cenário ideal de entrevista, o entrevistado consegue passar suas informações de maneira simples, com um português correto e sem pausas excessivas. Quando errar o português e perceber o erro corrija-se. No caso de ficar sem palavras ou “gaguejar” não fique nervoso por isso, continue a sua explicação. Provavelmente o editor cortará esse trecho na edição.
8 - Alterne o olhar para o repórter e para a câmera, principalmente olhar para o repórter
Tente sempre ser natural: olhar, mas não encarar. Tente olhar mais para o repórter, pois normalmente políticos falam direto para a câmera quando entrevistados, a ideia deles é conversar diretamente com a audiência. Você pode olhar para o repórter por um tempo, olhar para câmera, de forma natural. Entretanto, evite olhar para o lado oposto do repórter.
9- Atente para a aparência
Isso significa, basicamente, cabelo penteado e roupa limpa. Lembre-se de adaptar a sua vestimenta ao local da entrevista. Ninguém vai a praia de terno, exceto um político em inauguração de obra. Peça para o jornalista, qual roupa deve usar. Se é necessário um traje formal. Vai demonstrar interesse pela entrevista. Para não errar, calça e camisa. No caso de mulher também optar por um look que penda para o social e com uma maquiagem leve.
10- Peça dicas para o repórter
Isso vai demonstrar interesse com a reportagem e o trabalho dele. O entrevistado (fonte) não precisa saber dos meandros do trabalho jornalístico e ele sabe disso.