As 10 EMOÇÕES que mais tentamos evitar e suas SOLUÇÕES
Ter uma noção consciente da mensagem de cada uma das principais emoções ou Sinais para Ação é um dos meios de mudar as emoções que consideramos negativas, que "nos fazem mal". Muitas vezes as pessoas tentam evitar certas emoções, sem entender o que elas pedem. E, todas elas são positivas/benéficas, pois tem um significado importante e uma ação a ser aproveitada. Todas elas oferecem mensagens fortalecedoras e uma convocação para mudar suas percepções falsas e enfraquecedoras, e seu comportamento (ações, dentre elas o ato de comunicar-se). Vou apresentar aqui emoções negativas e suas mensagens/soluções.
DESCONFORTO - Tédio, impaciência, apreensão, aflição ou embaraço transmitem a mensagem de que as coisas não estão muito bem. Talvez a maneira como você percebe as coisas esteja desviada ou as ações que você efetua não produzem os resultados esperados. Experimente um enfoque diferente, defina o que você quer e aprimore suas ações para tal objetivo. Verifique se não consegue mudar a maneira como se sente em relação à situação e o seu estado/humor atual. Sem ação, a emoção pode se intensificar. Precisamos lembrar que nossa imaginação pode tornar as coisas 10 vezes mais intensas do que tudo o que podemos experimentar na vida real.
MEDO - Expectativa de dor, em níveis intensos. A mensagem é de que é preciso se preparar para algo que vai acontecer em breve. A ação do medo é se preparar para lidar com a situação ou fazer alguma coisa para mudá-la. Não devemos, embora muitas pessoas o façam, ignorá-lo ou nos envolver nele. Então analise aquilo de que sente medo e avalie o que deve fazer para se preparar mentalmente. Calcule que ações precisa efetuar para lidar com a ação da melhor maneira possível. Se o medo persistir, use o antídoto para ele: a fé, sabendo que fez tudo o que podia se preparando para aquilo que teme, e que a maioria dos medos na vida raramente se realiza.
MÁGOA - A mensagem é de que temos uma expectativa não correspondida (esperamos que alguém cumpra sua palavra, o que não ocorre - mesmo quando revelamos o que esperamos). Então sente-se uma perda de intimidade e/ou confiança, que cria o sentimento de mágoa. A ação aqui envolve compreender que na realidade você pode não ter perdido coisa alguma e que talvez o que precise perder seja a falsa percepção de que a pessoa está tentando ferí-lo ou magoá-lo. Então reavalie a situação e, se ainda não resolver, comunique de um jeito elegante e apropriado, à pessoa envolvida: "Outro dia, quando aconteceu... interpretei como se você não se importasse... Você pode me esclarecer o que realmenteaconteceu"? Expondo dessa forma, com frequência, a mágoa desaparece rapidamente.
RAIVA - Também envolve irritação, ressentimento e fúria. A mensagem é de que uma regra ou um padrão importante que você sustentou por toda vida foi violado por alguém ou por você mesmo. Então compreenda que a pessoa pode não saber ou conhecer o que é mais importante para você (embora você ache que ela deveria saber). Compreenda que não necessariamente suas regras são "certas" ou benéficas para você mesmo. Faça perguntas fortalecedoras como "A longo prazo, é verdade que essa pessoa realmente se importa comigo"? "O que posso aprender com isso"? "Como posso comunicar ao outro minhas regras de um jeito que meus padrões não voltem a ser violados"? Mude sua percepção, seu procedimento (comunique de forma mais eficaz), ou seu comportamento (reflita sobre o que está sentindo antes de agir, se perceba, mude a forma como sempre lida quando se altera e perceba os benefícios de suas novas ações diante das adversidades).
FRUSTRAÇÃO - Quando nos encontramos cercados por bloqueios em nossas vidas, ou quando nos esforçamos muito, mas não recebemos recompensas. A frustração é um sinal amigo, animador e positivo. Significa que seu cérebro acredita que poderia estar se saindo melhor do que no momento. Significa que a solução para o problema está ao seu alcance, mas que tudo o que você fez até agora não funciona e que precisa mudar algo para alcançar o objetivo. É um sinal para você se tornar mais flexível. Procure novos meios de obter resultado, obtenha informações sobre como lidar com a situação, encontre alguém que já passou por isso e superou, e peça informações. Torne-se fascinado pelo que pode aprender para ajudá-lo a controlar esse desafio de um jeito mais fácil e rápido (ex.: coaching).
DESAPONTAMENTO - Pode ser muito destrutivo se não lidar depressa. Sentimento de ser "deixado na mão", de perder algo para sempre ou tudo o que o faz se sentir triste ou derrotado em decorrência de esperar mais do que recebe. A mensagem é de que um objetivo provavelmente não vai acontecer, e por isso é tempo de mudar suas expectativas e objetivos para torná-los mais apropriados e, então, iniciar ações para alcançar esse algo novo. Então tire aprendizados com a situação para alcançar o que procura, fixe novos objetivos ainda mais inspiradores e com os quais você pode fazer progresso imediato. Compreenda que desapontamentos podem ser desafios temporários e que adiamentos não significam negativas. As pessoas procuram frequentemente o desapontamento ao fixar expectativas irreais. Ao plantar uma semente hoje, não espere encontrar uma árvore quando voltar na manhã seguinte. Desenvolva mais paciência, reavalie o que quer e desenvolva um plano mais eficaz para entrar em ação e obter resultados. O antídoto mais poderoso para a emoção de desapontamento é cultivar uma atitude de expectativa positiva sobre o que acontecerá no futuro, independentemente do que ocorreu no passado.
CULPA - Também envolve supremo desapontamento, arrependimento e remorso. A culpa lhe diz que você violou um dos seus padrões ou valores mais elevados, e que deve fazer alguma coisa imediatamente para garantir que não tornará a violá-lo no futuro. A dor intensa (culpa) nos proporciona a força necessária para mudar comportamentos. Não é, portanto uma questão de negar, suprimir ou abraçar a culpa, mas sim, de entrar em ação, a fim de criar mudanças. Então reconheça que violou um padrão que estabeleceu para si e se comprometa para que isso não ocorra novamente. Ensaie na sua mente como seria se estivesse na mesma situação no futuro, agindo de forma diferente e coerente com seus padrões. Se livre da culpa se comprometendo com o seu futuro e siga adiante!
INADEQUAÇÃO - Ocorre quando não conseguimos fazer algo que deveríamos fazer. Com frequência criamos regras injustas (nos exigimos demais). A mensagem é de que você não possui no momento um nível de habilidade necessária para a tarefa pertinente. Você precisa de mais informação, compreensão, instrumentos ou confiança. Talvez você tenha se convencido de que para se sentir adequada, deva entrar para a academia e superar rapidamente a Aline Riscado. Esta é provavelmente uma percepção imprópria. Você precisa encontrar um meio de fazer algo melhor do que fez antes, comparando-se consigo mesmo. Sempre que se sentir inadequado, aprecie o estímulo para melhorar. A partir de agora se empenhe em uma melhoria constante e lembre-se de que ninguém é "perfeito" e que não precisamos ser! Você pode encontrar um modelo - alguém que conseguiu o que deseja - e buscar informações sobre seus treinos ou rituais, formas de pensar, etc. Então, ao invés de se sentir inadequado (a), se transforme em alguém que está aprendendo. Não encare a inadequação como algo permanente, pois a capacidade para realizar qualquer coisa está dentro de você.
SUFOCO OU SOBRECARGA - Pesar, depressão e desamparo estão incluídos aqui. A mensagem é que você precisa reavaliar o que é mais importante para você. O motivo para se sentir sobrecarregado é o fato de estar tentando lidar com coisas demais ao mesmo tempo, estar tentando mudar tudo da noite para o dia. Desenvolva um senso de controle sobre a sua vida, decidindo o que é mais importante a ser focado neste momento, escrevendo o que deve realizar em ordem de prioridade e ir realizando até terminar a lista. Ao dominar uma área específica, seu cérebro compreende que está no comando e que não está sobrecarregado, sufocado ou deprimido, que o problema não é permanente e que você sempre pode encontrar uma solução. Compreenda que em tudo há um significado fortalecedor, mesmo que ainda não possamos percebê-lo. Nosso amor-próprio está com frequência vinculado à capacidade de controlar nosso ambiente dentro da mente. Então foque e dê um passo de cada vez.
SOLIDÃO - Qualquer coisa que nos faz sentir sozinhos, apartados ou separados dos outros. Compreenda que você pode estabelecer uma ligação imediatamente, acabando com a solidão, há pessoas interessadas em toda parte. Você precisa identificar suas verdadeiras necessidades. Precisa de uma ligação íntima? Talvez precise apenas de uma amizade básica, de alguém para conversar, escutá-lo, uma pessoa com quem possa rir. Lembre-se que a coisa sensacional em ser solitário é o fato de que significa que "Eu realmente me importo com as pessoas e adoro ter companhia. Preciso descobrir que tipo de ligação necessito neste momento, e depois entrar em ação para fazer com que aconteça".
www.alinesaramago.com
Artigo do meu blog: blog.alinesaramago.com
Me siga no facebook: www.facebook.com/aline.saramago
Se inscreva no meu canal no YouTube clicando aqui e depois no botão Se inscrever.