10 fatos sobre comunicação interna que as empresas precisam encarar
Trago verdades.
Encontrei essas anotações em um bloco de ideias. Devo ter escrito mais ou menos em 2015, e fiquei positivamente impressionada com o quanto ainda faz sentido. Compartilho aqui porque, de repente, mais gente vê sentido. Tudo baseado em observações, referências, trocas e experiências. É sobre comunicação interna, mas vale para qualquer área.
1) TRANSPARÊNCIA. É a base da confiança, que sempre aparece como algo que as empresas desejam ter e que os funcionários gostariam de sentir. Se você não pode ser transparente com seus funcionários, não confia em quem você contrata.
2) QUALIDADE NA VIDA. Sem modismos, sem falsas compensações. As pessoas querem viver melhor. E, sim, muito disso tem ligação com qualidade e quantidade de trabalho.
3) SIMPLICIDADE. Pra comprar, basta um clique. Pra traduzir, um toque na tela. Pra se localizar, uma deslizada no display do telefone. Se todos os nossos hábitos se simplificaram, não faz sentido complicar decisões, atividades e processos.
4) COMPARTILHAR/ GENEROSIDADE. Segredo estratégico guardado a sete chaves ou estratégia construída com gente de todo jeito? Meio óbvio o que terá mais sucesso, né? Muitas pessoas já erraram por você; aprenda com elas. Tantas outras acertaram: fique com esse legado.
5) A VIDA COMO ELA É. Sim, as pessoas conversam sobre o que não gostam no chefe, no colega, na empresa, etc. Quando há transparência e maturidade, é possível dar abertura para ouvir e aprender com isso.
6) ACABOU A FIRMA. Prezados, caros, atenciosamente... Quem fala desse jeito com seus amigos? Na rede social, no WhatsApp, em reuniões? E por que a pessoa falaria assim na empresa?
7) TODO MUNDO FAZ COMUNICAÇÃO. Essa é mais velha que o jornal mural! E o funcionário vai acreditar mais no colega do que nos canais corporativos. Escutar os boatos e enfrentá-os parece bem mais eficiente do que empurrar um embromation.
8) SEU FUNCIONÁRIO É CONSUMIDOR. E leitor, pai, mãe, eleitor e milhares de outros papéis. A empresa só falar "de trabalho" é subestimar essa pessoa, que pode contribuir muito com o negócio.
9) O PAPEL DA ÁREA DA COMUNICAÇÃO será cada vez menos passar informação. E cada vez mais dar recursos, facilitar interações, intermediar diálogos, aproximar ideias.
10) EM VEZ DE SUBESTIMAR, VALORIZAR. Adultos têm repertório de vida, sonhos, responsabilidades. É no mínimo óbvio que os funcionários merecem aquele voto de confiança: sim, eles entenderão.
Product Design | Graphic Design | UX/UI Designer | Branding
4 aMuito legal Camila, gostei muito dos itens 6 & 7 ;)
Gerente de Comunicação Interna | Jornalista | Comunicação Corporativa | Mentoria em LinkedIn | Top Voice 2024
4 aExcelentes e atuais reflexões Camila!