10 habilidades essenciais para quem busca um novo emprego

10 habilidades essenciais para quem busca um novo emprego

Artigo original disponível na página: 10 habilidades essenciais para quem busca um novo emprego

Com as frequentes transformações do mercado de trabalho, a demanda por habilidades específicas passou a ser praticamente uma regra para todas as organizações.

Hoje, independentemente do ramo de atuação da empresa, percebemos que a busca por talentos vai além das qualificações acadêmicas e técnicas, e abrange um conjunto diversificado de habilidades consideradas essenciais para o sucesso profissional.

Eu mesma, no papel de empresária, já entrevistei um número muito grande de candidatos à vagas, e por isso, posso afirmar que, nos dias atuais, de nada vale um bom currículo se o comportamento e personalidade do candidato não acompanham a cultura da empresa e as exigências e demandas do cargo.

Por essa razão, deixo a seguir algumas habilidades altamente valorizadas pelos empregadores, que desempenham um papel fundamental na conquista e manutenção de uma carreira sólida e próspera.

1. Habilidades essenciais: Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma habilidade que faz muita diferença quando o assunto é lidar com problemas e situações que fogem ao nosso controle.

Em vista disso, a capacidade de compreender e gerenciar as próprias emoções, bem como de compreender e se relacionar eficazmente com os outros, é vista como uma das habilidades essenciais pela grande maioria dos empregadores.

Motivo pelo qual, é de suma importância que você a adquira, seja trabalhando com as suas próprias emoções à sua própria maneira, ou buscando por ajuda profissional. Afinal, é preciso ter equilíbrio emocional para saber lidar com os acontecimentos do dia a dia e também com pessoas e suas diferentes personalidades.

Logo, se você deseja construir relacionamentos sólidos e contribuir para um ambiente de trabalho saudável, avalie como está emocionalmente, identifique os gatilhos que o fazem perder o controle e, em seguida, tome medidas eficazes para controlá-los diariamente.

2. Habilidade essenciais: Pensamento crítico

De todas as habilidades, essa é uma daquelas que mais ouvimos falar até mesmo em termos de educação básica, pois é uma das bases das normas educacionais brasileiras e deve ser incentivada mesmo na infância.

E não teria como ser diferente, principalmente porque a capacidade de analisar informações de maneira lógica e objetiva é crucial para o desenvolvimento saudável de todo ser humano.

Por essa razão, o pensamento crítico é considerado uma das principais habilidades para o crescimento e desenvolvimento de todo funcionário dentro da organização.

Então, se deseja ganhar um destaque maior no mercado de trabalho, comece hoje mesmo a praticar essa importante habilidade.

Pois, dessa forma, conseguirá realizar uma avaliação mais consciente dos acontecimentos e fatos, e resolverá problemas complexos com uma maior facilidade.

3. habilidades essenciais: Comunicação efetiva

Ninguém consegue transmitir uma ideia de forma clara e concisa sem, antes, aprender a se comunicar.

E se isso vale para todo e qualquer meio onde ocorra alguma interação humana, imagina a importância dessa habilidade para o ambiente profissional? Temos que concordar que é imensa, não é mesmo?

Afinal, por mais que comunicar-se de maneira efetiva represente ser um desafio para uma parcela considerável de indivíduos, não tem como fugir desse aprendizado quando o objetivo é a conquista de um novo emprego.

Por isso, entenda que mesmo que a sua área ou especialização exija pouco contato, em algum momento, você terá que explicar o que está fazendo e quais objetivos alcançou para os seus colegas de trabalho e líderes diretos.

Num mesmo ínterim, se estiver em busca de uma posição de liderança, precisará provar que saberá se comunicar eficientemente com os seus futuros liderados e que consegue transmitir com clareza informações e procedimentos que precisam ser realizados.

E, por fim, caso trabalhe diretamente com clientes, terá que garantir aos seus futuros empregadores que dá conta do recado.

Logo, saber comunicar-se, tanto verbalmente quanto por escrito, é uma das habilidades fundamentais que garante mais rapidamente a sua recolocação no mercado de trabalho, pois facilita não só a colaboração, como também a negociação e a liderança eficaz.

4. Habilidades essenciais: Adaptabilidade

O mercado de trabalho está sujeito a mudanças rápidas, e a capacidade de se adaptar a novas tecnologias, métodos e ambientes é crucial para todas as pessoas que estão em busca de emprego.

Em vista disso, ver as mudanças como algo cotidiano e como parte da vida e adaptar-se rapidamente a elas é uma das habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho atual.

E isso vale tanto para grandes quanto para pequenas empresas, pois todo empregador espera poder contar com o seu funcionário em cenários que exigem a adoção de novas estratégias ou diversificadas abordagens empresariais.

5. Habilidades essenciais: Conhecimento em tecnologia

Com a crescente digitalização, ter conhecimentos em tecnologia, automação e análise de dados é uma vantagem.

Nesse contexto, não se apavore imaginando que precisa ser um expert em tecnologia para conquistar uma boa vaga de emprego.

Pois, em linhas gerais, essa é uma exigência que cabe apenas a profissionais de determinadas áreas.

Sendo assim, a ideia que quero transmitir é a de que ter uma noção de como as coisas funcionam em uma ou outra área tecnológica, pode ser um diferencial para quem está em busca de emprego.

Está confuso? Então avalie o seguinte cenário…

Imagine que você trabalha na área administrativa, e, no presente momento, candidatou-se a uma vaga no setor administrativo de uma empresa que trabalha com inteligência artificial.

Nesse caso específico você não precisa demonstrar que sabe trabalhar com essa tecnologia. No entanto, é interessante transmitir a mensagem de que entende o conceito geral e que compreende, em parte, o trabalho desempenhado pela empresa.

Observe que esse é apenas um exemplo, mas é aplicável a todo tipo de vaga que envolva algum conhecimento em informática, análise de dados e automação. Logo, estar atento a isso é muito importante e pode garantir a você uma rápida colocação no mercado de trabalho.

6. Habilidades essenciais: Trabalho em equipe

Essa é uma daquelas habilidades que todos nós estamos cansados de ouvir, entretanto, é sempre importante mencionar.

O trabalho em equipe nada mais é que a colaboração eficaz com foco em resultados. Por isso mesmo, saber trabalhar em equipe, liderar quando necessário e ser um bom ouvinte são habilidades valorizadas em praticamente todas as empresas.

Aqui digo “praticamente” porque ainda hoje existem cargos onde a comunicação é escassa e há um forte apego ao silêncio.

Contudo, a regra quase geral é, “ou você aprende a lidar com diferentes pessoas, ou está fora do mercado de trabalho”.

Em vista disso, se está hoje em busca de uma nova colocação profissional, evidencie aos seus recrutadores o seu domínio sobre essa habilidade ou então o seu esforço para melhorá-la.

Mesmo porque, assim como a comunicação efetiva mencionada anteriormente, essa é uma das habilidades que sempre fará uma grande diferença para o crescimento do funcionário e da organização.

7. Habilidades essenciais: Resolução de conflitos

Aqui o bicho pega né? Então vamos lá…

Eu já tive que explicar muitas vezes aos meus funcionários que resolução de conflitos não é chamar o outro de lado e erguer a voz, mas, sim, resolver divergências e diferenças de forma construtiva e apaziguadora.

Porém, caso tenha uma personalidade mais “esquentadinha” e esta seja uma das habilidades que não domina, entenda que isso é altamente prejudicial para o seu futuro dentro de uma organização.

Motivo pelo qual, mesmo que passe pela etapa de entrevista e consiga a vaga, com o tempo, poderá perdê-la por não ter controle sobre suas ações.

Logo, para evitar essa situação, comece hoje mesmo a praticar métodos que o auxiliem no controle de suas emoções e demonstre que pode ser um ativo importante para a organização, principalmente, no que tange a resolução de conflitos entre funcionários.

Assim, ganhará a confiança de seus recrutadores e sempre terá acesso aos melhores cargos.

8. Habilidades essenciais: Gestão do tempo

Ninguém consegue realizar várias tarefas, de forma eficaz, simultaneamente. Isso é fato!

Contudo, demonstrar aos recrutadores que consegue administrar seu tempo pode ser uma ótima estratégia tratando-se da busca por emprego, principalmente em funções que exigem uma maior organização e controle sobre processos.

Por essa razão, se está se esforçando para conquistar uma nova colocação profissional, tenha sempre em mente que, a ótima gestão do tempo é uma das habilidades mais buscadas pelos empregadores, pois prova não só a sua eficiência, mas também a sua capacidade para priorizar tarefas que são essenciais para o bom funcionamento da empresa.

9. Habilidades essenciais: Criatividade e inovação

A capacidade de pensar fora da caixa e gerar novas ideias é valiosa em um mundo em constante mudança.

Logo, mesmo que você não se considere uma pessoa criativa, ao ser questionado acerca dessa habilidade em uma entrevista de emprego, coloque em pauta algum momento em que precisou ser criativo para solucionar um problema ou então, mencione algum método que adotou em empregos anteriores que o ajudou a melhorar sua produtividade ou a otimizar algum processo da empresa.

Dessa forma, perceberá que a criatividade vai além de grandes conquistas e criações, e que, muitas vezes, aquilo que parecia pouco ou básico, pode trazer um ótimo resultado e se tornar algo de grande valor para a empresa.

10. Habilidades essenciais: Liderança

Não se limitando aos cargos de gestão, a liderança envolve inspirar e motivar os outros, fornecendo direção e orientação, independentemente da posição.

Sendo assim, caso seja questionado sobre a sua habilidade de liderar, não pense tanto no cargo ou função que irá ocupar e evidencie que tem, sim, em você alguma habilidade de liderança.

Afinal, essa é uma daquelas habilidades que nem sempre é nata e pode ser aprimorada ou adquirida com o tempo e a experiência.

Em vista disso, nunca é tarde para aprimorá-la visando conquistar o emprego dos sonhos ou uma promoção dentro da empresa onde atua.

Agora que sabe quais são as 10 habilidades essenciais para quem está em busca de emprego, me conta:

Quais destas habilidades já domina e em qual precisa melhorar para ter mais chances de alcançar o emprego dos sonhos?

Sirlei Stocchero – Mentora Internacional

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Sirlei Stocchero

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos