10 premissas para ganhar AUTORIDADE no ambiente de trabalho. (Premissa #5 "Promova um ambiente positivo")

10 premissas para ganhar AUTORIDADE no ambiente de trabalho. (Premissa #5 "Promova um ambiente positivo")

Hoje vou falar da 5ª Premissa "Promova um ambiente positivo"

Tudo o que repetimos vira um padrão e, muitas vezes, nem nos damos conta do ciclo vicioso em que nos encontramos.

Um exemplo do cotidiano: se assistimos a muitos programas de televisão que falam de excesso de violência, acidentes e coisas negativas, espontaneamente ficamos com medo e mais próximos daquelas situações.

O mesmo acontece quando escolhemos coisas boas e estimulantes para assistir, pois criamos um padrão de otimismo e de esperança por estarmos nos alimentando dessa energia.

Se alguém chegar para você no meio do expediente para falar mal do colega, da empresa, da diretoria ou de qualquer outro fator, e você der atenção, irá perder tempo de produtividade e estimular conversas similares.

Você não pode proibir as pessoas de falarem o que querem, mas pode, através de sua atitude, não participar ou mesmo inibir que elas continuem. Se chegar a determinado ambiente e notar que um grupinho está promovendo algo negativo, pode agir de 2 maneiras:

• A primeira é explicar para o grupo o conceito da intenção positiva.

• A segunda é simplesmente não fazer parte daquilo.

Não devemos ser hipócritas, qualquer pessoa tem o direito de sentir-se insatisfeita. Afinal, ninguém é obrigado a permanecer onde está, mas se aceitou fazer parte dos quadros da empresa, deve fazer o seu melhor para que as coisas aconteçam de forma satisfatória, pois enquanto gasta tempo criticando, perde a oportunidade de usá-lo para encontrar alternativas que levem a novas oportunidades.

O simples não é fácil, mas meu próprio exemplo e a assertividade na cobrança desse comportamento fizeram minha equipe compreender os benefícios de usufruir de um novo padrão, e os resultados triplicaram: a equipe se multiplicou, nenhum colaborador saiu por vontade própria, a motivação foi resgatada e a equipe virou exemplo de desempenho (sem contar que eu ainda fui promovida!).

Assim, observe verdadeiramente quanto você se desgasta com situações negativas na empesa e o quanto você, direta ou indiretamente, é responsável por isso ou pelas pessoas a sua volta. O que deve ser feito é escolher novos comportamentos que façam você e as pessoas que o cercam se sentirem melhor e mais positivas, gerando um ambiente harmônico e facilitador.

Comece primeiro com você! Tenho certeza que pequenas ações podem produzir diferenças significativas!!!

E LEMBRE-SE: PROCURE DIFUNDIR ESSE CONCEITO PARA O MÁXIMO DE PESSOAS QUE PUDER ATINGIR.

Forte abraço,

Graziela F. Cichello| grazielacoach@aguiaconsultoria.com.br

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos