10 razões porque as pessoas não vêem os seus posts no Facebook

10 razões porque as pessoas não vêem os seus posts no Facebook

Se não tem a certeza porque as pessoas não interagem com as suas publicações nas redes sociais, veja estas 10 razões.

Sabemos que as redes sociais, direta e indiretamente, podem trazer resultados. Mesmo que não esteja a ter sucesso na sua empresa, há muitas empresas e marcas que estão. 

Não interessa quão presente está nas plataformas sociais se não recebe nenhum feedback das pessoas. Isso é sinal de que não está bem a fazer as coisas. Se não está a ter envolvimento (engagement) com as suas publicações nas redes sociais, pode ser devido a estas 10 razões

Razão 1 - Os seus posts não são visualmente apelativos

Vá ver as suas publicações no Facebook. Quantas delas são só texto sem imagens, infográficos ou videos para tornar os posts mais apelativos? Os seus seguidores não interagem consigo porque as suas publicações são aborrecidas. 

Solução: coloque imagens apelativas (contrate um designer, não faça por si mesmo, não é essa a sua praia), um vídeo, um meme, ou infográfico para dar destaque ao seu conteúdo.

Razão 2 - O seu conteúdo não merece ser partilhado

De acordo com estatísticas, uma pessoa passa pelo menos 20 minutos no Facebook diariamente. As pessoas passam muito tempo na sua feed de notícias ao fazer scroll e ver as várias publicações. Se os seus posts não são apelativos o suficiente para que eles pausem um bocadinho para o ver, então não vai ter partilhas, gostos ou comentários.

Solução: observe conteúdo que é colocado no Facebook, e que é popular. O que é que existem em comum com essas publicações. Provavelmente têm um bom título, uma imagem apelativa e algo relacionado com o segmento de mercado a que se destina.

Razão 3 - Não quer saber do seu público-alvo

Haver interação social tem de partir do coração, tem de ser genuíno a vontade de agregar valor às pessoas e perceber a sua audiência. Querer publicar conteúdo só por publicar não o(a) vai levar a lado nenhum. O conteúdo deve ser útil, inspirador, apelativo para que as pessoas queiram interagir consigo e com a sua marca. Se não está interessado no seu público-alvo e não o conhece bem, então tem trabalho de casa para fazer.

Solução: Cada vez que colocar uma publicação, pergunte-se "porque é que alguém iria querer listo? Porque é que haveriam de gostar? Porque é que haveriam de partilhar?" Se não conseguir pensar em boas respostas para estas, está na altura de perceber melhor o seu público-alvo.

Razão 4 - Não faz perguntas

É difícil haver interação quando não se faz perguntas. Toda a gente gosta de dar a sua opinião sobre alguma coisa, e a liberdade de poder falar à vontade é uma das razões porque as pessoas gostam das redes sociais. Se não está a colocar perguntas, então os utilizadores não se sentirão valorizados o suficiente para responder ao seu conteúdo.

Solução: Colocar perguntas é uma forma de diálogo entre a sua marca e os seus consumidores. Dependendo da sua indústria e do seu segmento de mercado, as perguntas que colocar podem ser motivadoras, joviais, políticas ou sérias. Faça pergntas que interessem.

Razão 5 - Está a fazer as perguntas erradas

Mais importante que fazer perguntas, é fazer as perguntas certas. Perguntas muito pessoais ou genéricas não envolvem as pessoas nem contribuem para uma boa interação com elas. Evite colocar questões que afastem o "top of mind" para fora do seu nicho de mercado. Se você não está na área da restauração, não pergunte qual foi o jantar deles ou qual é a receita favorita deles, porque pode não ser informação que queiram partilhar consigo, e se for, levá-los-á para outras tangentes.

Solução: Coloque questões relacionadas com o seu mercado. Se você estiver na indústria da saúde e beleza, pergunte aos seus seguidores qual é a melhor "mezinha" ou remédio caseiro que usaram para tratar de algum desconforto ou doença que tiveram. É específico o suficiente sem ser demasiado pessoal, ao mesmo tempo que  é interessante para as pessoas e motiva-as a partilhar a sua experiência.

Razão 6 - Não tem um apelo à ação 

Apelo à ação, ou do Inglês, call-to-action, é pedir às pessoas que elas tomem alguma ação. As pessoas querem que lhes diga o que fazer. mesmo que não o admitam. Ter apelos à ação nas suas publicações dá aos utilizadores algo que fazer e encaminha-os na direção certa, naquilo que quer que elas façam.

Solução: Diga às pessoas o que elas devem fazer. Inclua apelos à ação (CTA) nas suas publicações. No entanto, não seja demasiado promocional. Agregue valor e incentive-os à ação. Se parecer um vendedor, as pessoas recolhem-se e fogem, em vez de serem atraídas.

Razão 7 - Não agrega valor às pessoas

Quando alguém fica amiga de outra pessoa no Facebook, é normalmente porque a pessoa é amigo, conhecido ou algo do género. Quando alguém gosta duma página empresarial no Facebook, é porque essa página tem provavelmente algo de valor, e se você não agrega valor às pessoas, elas dão meia-volta e vão-se embora. Apresente valor através de conteúdo ou algo que lhes possa melhorar ou alterar a vida das pessoas significativamente.

Solução: Ter bom conteúdo e informação nas suas publicações é meio caminho andado para ganhar notoriedade para com as pessoas. Promoções e ofertas também podem ser uma boa forma de manter as pessoas interessadas. Quando o consumidor sente que podem ganhar algo, normalmente irão interagir mais consigo.

Razão 8 - A sua marca não é consistente

A sua marca não é representada da melhor maneira? Talvez esteja na altura de re-criar a sua marca. As pessoas devem conseguir reconhecer o conteúdo (texto e imagens) que publica como pertencendo a si. Isto não só ajuda ao reconhecimento da marca, como a melhorar a interação com as pessoas. Se os seus seguidores estão confusos sobre quem lhes apresenta o conteúdo e os descontos, então não sabem que marca recomendar aos seus amigos, colocando-o(a) a si no esquecimento.

Solução: Faça bom uso da sua imagem (tem um logótipo profissional?) colocando nas suas publicações imagens de qualidade, com o seu logótipo, e com o mesmo tipo de letra, ao longo do tempo, para ser consistente visualmente, para que as pessoas reconheçam os seus posts da próxima vez.

Razão 9 - Os seus posts são pouco ou nada inspiradores

Quando interage com utilizadores no Facebook, está a fazê-lo com pessoas. Os seus seguidores estão à procura de conteúdo que seja inspiracional, para puxar à conversa. Publicações sem "fogo" nem entusiasmo normalmente acabam por passar-lhes ao lado. As pessoas vivem à base das emoções. Use as emoções nas suas publicações.

Solução: Dê um tom específico à sua "voz" no Facebook. Deve usar esta voz nas publicações no Facebook para colocar, pelo menos de vez em quando, conteúdo inspirador. Isto não significa que deve levar os seus seguidores às lágrimas ou às gargalhadas, mas que inspire sentimentos de poder, entusiasmo ou algo que os faça querer interagir mais consigo.

Razão 10 - Não interage com eles

Talvez a razão pela qual as pessoas não estão a interagir consigo no Facebook é porque você não está a interagir com elas. Responda ás pessoas atempadamente após terem comunicado consigo ou com a sua marca. Ninguém gosta de ter uma conversa dum sentido. 

Solução: Aborde as pessoas. Responda a questões (mesmo que não lhes tenham feito a pergunta diretamente), peça-lhes feedback e exprima a sua gratidão pelas respostas destes (mesmo que não sejam as melhores). Isto dará-lhe um aspeto profissional, mas humano.

Talvez a razão pela qual as pessoas não estão a interagir consigo no Facebook é porque você não está a interagir com elas.

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos