10 Verdades sobre anúncios que ninguém quer ouvir
Artigo do Colunista Guilherme Kannemberg, publicado no Blog Marketeiro Confesso.

10 Verdades sobre anúncios que ninguém quer ouvir

Não quero trazer uma percepção polêmica, mas uma visão realista sobre o cenário dos anúncios online.

A perspectiva fantasiosa e de “milagres” prometidos na internet acabou corroborando para criar pessoas decepcionadas e desacreditadas com o que as ferramentas podem proporcionar para seus negócios.

Pensando nisso apresento agora 10 verdades sobre realizar tráfego pago:

1. Anúncio bom, não vende produto ruim.

Nas consultorias de tráfego uma das primeiras frases que falo é “Deixe a casa arrumada para receber visita”. Você precisa ter um produto de qualidade, seus processos de venda precisam estar organizados e seu atendimento pronto para responder os possíveis clientes.

Você pode ter o melhor anúncio e levar o público para conhecer o seu negócio, porém não estar preparado para atender essas etapas básicas comprometerá os seus resultados e a imagem da sua empresa.

2. Toda plataforma de anúncios tem fase de aprendizagem.

Quando você coloca suas campanhas no ar, existe o período que a ferramenta necessita para compreender onde estão seus clientes e como eles irão interagir com o objetivo que você definiu. Isso pode levar algumas horas ou dias, então não basta colocar seu anúncio no ar com prazo curto e pouco investimento. 

3. Os resultados com anúncios podem levar mais de 3 meses para aparecer.

Entenda que os anúncios não são como uma máquina que você coloca dinheiro de um lado e espera sair muito mais do outro lado. Como falado no tópico anterior, existe a fase de aprendizagem, tanto da ferramenta, quanto da nossa parte no decorrer do processo. Isso não acontece de uma hora para outra.

Dizer que vai ter resultado imediato com anúncios é uma das promessas mais enganosas vistas no meio digital, frustrando diversas pessoas em seus primeiros investimentos.

Os resultados podem aparecer logo nos primeiros dias, mas isso não é uma garantia. É necessário dar tempo para ir ajustando suas campanhas e assim encontrar os melhores públicos, os melhores anúncios e a melhor estratégia para atrair clientes para o seu negócio.

4. Fazer anúncios exige estratégia e planejamento.

É necessário dedicação no planejamento, organização e aplicação de variadas estratégias para alavancar o seu negócio digital. Se fosse apenas apertar botões todos estaríamos ricos.

5. Não existe uma fórmula secreta, você precisa testar.

Uma das coisas que aprendi trabalhando com tráfego pago para empresas de diversos segmentos é que não existe um formato pronto e replicável para os negócios. Existem apenas modelos e formatos de experimentação que nos dão evidências através das métricas do melhor caminho a seguir. 

Então, realize muitos testes para encontrar aquele que trará melhores resultados.

6. Colocar o dobro de investimento não vai dobrar o seu faturamento com Marketing Digital.

Matemática exata você não vai encontrar no mundo do tráfego pago. É um mercado muito volátil, assim como a bolsa de valores. Um dia você pagará R$ 0,17 por cada novo cliente e no dia seguinte R$ 21 reais, bem-vindo ao mundo dos leilões digitais.

Isso não quer dizer que o seu negócio não pode ter crescente escala digital, mas com certeza não são apenas com cálculos que você resolve essa questão, como já pudemos perceber nesse artigo.

7. O anúncio de sucesso de hoje, pode não funcionar amanhã.

Você precisa estar sempre atrás do seu novo anúncio de sucesso, experimentando formatos, estilos e designs para atrair seu cliente de diversas maneiras. 

Aquele material que traz excelente lucratividade em determinado mês poderá deixar de rentabilizar no mês seguinte, evolua suas estratégias e a comunicação com seu público. Não deposite sua confiança em apenas um material de sucesso.

8. Alcance e cliques não são métricas de sucesso.

Ah não ser que isso pague as suas contas!

Mais importante do que alcançar 50 mil pessoas aleatórias, é alcançar 3 mil pessoas certas e com potencial para comprar de você. Ter alto volume de cliques deve corresponder ao seu volume de faturamento, se não, é apenas vaidade.

9. Se você não criar seus públicos, as plataformas não guardam as informações.

Você pode ter um canal com mais de 100 mil inscritos no YouTube ou vídeos com mais 1 milhão de visualizações, mas se você não criou um público pedindo para o Google guardar essas informações desde o início, você perdeu a oportunidade de anunciar diretamente para essas pessoas que interagiram com você.

No Facebook, da mesma maneira, se você não pedir para guardar as informações sobre as pessoas que acessaram seu site, quando você quiser utilizar para suas campanhas não terá acesso aos dados.

As plataformas possuem alguns números básicos disponíveis em relação as interações com suas contas, porém ainda superficiais. Então faça isso agora mesmo!

10. As plataformas não apresentam todos os detalhamentos das suas métricas.

Embora as mídias digitais possuam métricas muito mais detalhadas e assertivas do que a mídia tradicional, nem todas as informações são acessíveis ou apresentam os dados de forma adequada e correspondente.

Com as novas regras para o uso de dados dos usuários baseados na LGPD no Brasil ou a GDPR na Europa esses recursos se tornaram ainda mais limitados. Saiba utilizar as ferramentas e informações disponíveis para tirar o melhor proveito, pois é um caminho sem volta e nem tudo você terá acesso.

-

Sei que existem mais verdades, mas vamos parar por aqui porque já temos bastante conteúdo para refletir.

Guilherme Kannenberg – colunista do Blog Marketeiro Confesso

Os textos assinados são de total responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do Blog ou dos outros colunistas.        


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos