11 dicas para viajar gastando menos
Você está com vontade de conhecer novos lugares, mas não sabe como planejar a viagem? Alguns passos são importantes para conseguir viver essa experiência sem comprometer o orçamento.
Com pesquisa e planejamento, você consegue economizar e viajar para onde quiser. Confira algumas soluções para aproveitar o roteiro sem gastar muito!
1. Pesquise roteiros com opções variadas
Organizar a viagem de férias não é uma tarefa simples, especialmente quando se está em família ou com amigos. Por isso, um dos primeiros passos é se reunir com todo mundo para buscar lugares que tenham opções de lazer variadas.
Recomenda-se que o planejamento comece alguns meses antes da data da viagem. Isso também garante um tempo maior de pesquisa sobre a cultura local.
2. Faça um planejamento financeiro
Um bom planejamento financeiro evita que você passe apertos durante a viagem e que tenha dívidas nos meses seguintes. É importante economizar nos meses anteriores para ter uma flexibilidade maior na viagem. Encontre espaços no orçamento e evite gastos supérfluos.
O crédito pessoal é uma alternativa para cobrir os custos da viagem. As principais vantagens do empréstimo são a rapidez na contratação e a possibilidade de diluir as parcelas a longo prazo.
3. Defina o orçamento da viagem
Assim como você faz com as suas contas mensais, também é necessário definir um orçamento para a sua viagem. Isso significa realizar um controle de gastos para saber quanto há disponível para custear passagens, hotel, passeios e compras.
Outro ponto importante é deixar um valor separado para o transporte local em moedas e notas menores, ou então adquirir o cartão pré-pago da cidade para andar de metrô e ônibus. Ah, e como não é possível definir 100% dos gastos com antecedência, é necessário deixar uma quantia extra como reserva de emergência.
4. Escolha o destino ideal
Se você tem crianças, é natural que sua família só consiga fazer uma viagem mais longa em épocas de férias escolares (julho e janeiro), quando os destinos principais estão em alta temporada e recebem muitos turistas. Nessas ocasiões, o planejamento é fundamental para encontrar os melhores passeios.
O principal desafio é encontrar um destino que se encaixe no orçamento. E vale ressaltar que não é necessário percorrer distâncias longínquas nem gastar muito dinheiro para se divertir.
5. Leve em consideração a diversão de todos
O planejamento da viagem deve considerar atividades das quais todos possam participar. Claro que, se a viagem for realizada com muitas pessoas, existe a possibilidade de separar as atividades conforme as necessidades de cada grupo — como as excursões.
Nas viagens de carro, evite percorrer longos trechos sem pausas. Programe paradas no meio do caminho, seja para a alimentação, seja para esticar as pernas e descansar.
6. Visite atrações e locais públicos ou sem custo
Quando a gente planeja uma viagem, logo pensamos nos pontos turísticos que queremos visitar. Uma forma de aproveitar o destino sem gastar muito é incluir no roteiro atrações com acesso gratuito, como parques, locais religiosos e mercados públicos.
Outra dica é organizar a visita com antecedência, já que a maioria dos lugares oferece redução no valor do ingresso para algumas pessoas (idosos, estudantes, etc.), descontos para compras antecipadas, assim como visitação livre em dias específicos da semana.
Recomendados pelo LinkedIn
8. Faça um roteiro da viagem
Com todas as pesquisas feitas e muitas informações anotadas, é hora de dar vida ao roteiro. Para isso, distribua as atrações selecionadas por dia de viagem.
Algumas adaptações são necessárias para quem viaja com idosos ou com filhos pequenos. No caso dos bebês, é preciso andar com uma bolsa com fraldas e roupas extras, um peso maior para os pais. É interessante que os destinos tenham uma boa estrutura e lugares para descansar e realizar essas trocas.
Lembre-se de deixar espaços para descanso e tenha sempre um plano B, caso algo dê errado!
9. Use o cartão de crédito com sabedoria
Não há dúvidas de que o cartão de crédito garante praticidade na hora de viajar. Mas cuidado para não perder o controle e acabar excedendo o limite de gastos!
Procure planejar o uso do cartão. Duas dicas práticas que podem ajudar a moderar são: reduzir o limite para um valor mais baixo durante o período da viagem; e ativar as notificações de compras. Assim, fica mais fácil manter o controle sem deixar de aproveitar.
Outra dica — especialmente para quem viaja para o exterior — é ter um cartão com spread 0, que não cobra a diferença entre a cotação de moedas de diferentes países. Na Cresol, você encontra esse produto e outras opções de cartões de crédito. Confira na nossa página!
10. Prepare a documentação necessária
Alguns documentos são de porte obrigatório, independentemente da viagem. É o caso do Registro Geral (RG) e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), que geralmente estão no mesmo papel, a carteira de identidade. Além de confirmar os dados pessoais, eles são pedidos pelas companhias aéreas, férreas ou rodoviárias e pelos hotéis.
Para as crianças, é obrigatório o porte da certidão de nascimento ou da carteira de identidade — o responsável deve comprovar o grau de parentesco com a documentação. Se a criança for menor de 12 anos e não estiver viajando com os pais, uma autorização com assinatura deles é obrigatória.
10. Atenção à saúde
Ter problemas de saúde longe de casa pode ser complicado, mas alguns cuidados básicos diminuem essa possibilidade. Levar uma bolsinha com remédios para dor de cabeça, febre e enjoo é recomendado, visto que alguns lugares mais remotos não têm tantas farmácias à disposição.
Convém pesquisar previamente a localização dos hospitais e das farmácias. Assim, fica mais fácil garantir uma assistência rápida, se houver necessidade.
Na hora de montar a mala, não deixe de verificar as condições climáticas do lugar de destino para levar roupas e acessórios adequados. É contraindicado carregar mais coisas que o necessário, já que a mala pode ficar pesada demais. Porém, se os passeios incluírem trilhas ou caminhadas, leve sapatos fechados e casacos para a altitude.
11. Faça um checklist para não esquecer de nada
Depois de planejar a viagem, faça uma lista para confirmar se está tudo certo. É que, durante o processo, alguns pontos podem ser esquecidos — documentos, dinheiro, reservas etc.
Portanto, anote todas as coisas necessárias para o passeio e confirme cada item!
Seguindo essas dicas, as chances de sua viagem ser inesquecível são bastante altas. Além disso, você diminui os riscos de ter problemas, sejam eles financeiros ou de outra ordem.
Em nosso blog, estamos sempre compartilhando dicas, informações e conhecimentos práticos que você pode aplicar no seu dia a dia. Acesse e confira!
Manutenção Predial, Reformas e Limpeza
10 mBoa tarde, tudo bem? Para qual e-mail posso enviar o portfolio de apresentação dos serviços da minha empresa? Grata.
Gestor da Exclusiva Assessoria e Suporte a Seguros na Empresa Exclusivaseg
10 mparabens Cresol, exemplo de cooperativismo.