#11 O poder da disciplina no crescimento da sua carreira profissional e na vida pessoal
São muitos os misticismos que envolvem a palavra disciplina, várias pessoas usam com tom pejorativo, ou carregam nesta palavra um peso de que tudo precisa ser feito sempre igual e do mesmo jeito.
Eu discordo muito deste tipo de pensamento, até porque a disciplina deve ser encarada como uma oportunidade de se aperfeiçoar em algo, de exercer uma rotina produtiva poderosa para o seu crescimento pessoal.
Me considero uma pessoa extremamente disciplinada, mas não por acreditar que este é o único caminho para o crescimento, muito pelo contrário, acredito que esta técnica é formada pelo compromisso que você tem consigo mesmo e com os outros.
Entendo porém que este hábito pode ser considerado por outras pessoas como uma atitude chata e incômoda, afinal, nem todo mundo está preparado para assumir que é indisciplinado, e que isso não é necessariamente um problema, a disciplina é treinável…
Eu gosto de manter este hábito pois ele me trouxe grandes frutos, a disciplina na leitura, no estudo, no trabalho, você meio que consegue gerenciar seu tempo da melhor forma possível e agrega muitos ganhos no longo prazo com estes pequenos passos potenciais.
A palavra “disciplina” tem origem no Latim. Ela vem da palavra “discipulus”, que significa “aluno, aquele que aprende”. Essa, por sua vez, deriva do verbo “discere”, que significa “aprender”. Inicialmente, “disciplina” tinha o significado de “instrução, conhecimento, matéria a ser ensinada”. Com o tempo, também passou a representar a manutenção da ordem.
Como a própria origem da palavra diz, você precisa ser um eterno aprendiz de você mesmo, e se comprometer com aquilo que você determina que quer alcançar, e no meio de tudo isso, existe a palavra disciplina.
Não leve este contexto tão a sério, o processo não deve ser penoso, sinta prazer em desenvolver pequenos hábitos que possam potencializar muito alguma habilidade que você quer, ou aprender algo que tem muito interesse mas não consegue desenvolver.
Eu também não sou perfeito, para algumas coisas eu sou muito disciplinado, mas para outras como exercícios físicos deixo um pouco a desejar, mas eu tenho consciência disso, e trabalho para desenvolver esta disciplina neste campo da minha vida.
Como busco isso? Eu gosto muito de gamificação, competição, então tento trazer para este ambiente a prática de exercícios, aquelas competições que geralmente encontramos nos aplicativos fitness, ou competições que engajam, esta é uma forma de você trazer para os seus gostos pessoais um objetivo que é difícil.
O mesmo sugiro para você, caso deseje desenvolver a constância em algo, pois entendo como sendo um sinônimo, busque conciliar com coisas que você gosta, para que a atividade seja mais prazerosa.
Aqui estão cinco dicas para desenvolver a disciplina na vida pessoal e profissional:
Faça uma Autoanálise:
Reflita sobre seus hábitos, pontos fortes e áreas que precisam de melhoria.
Identifique onde você pode aplicar mais disciplina em sua rotina diária.
Defina Seus Objetivos:
Estabeleça metas claras e tangíveis para sua vida pessoal e carreira.
Recomendados pelo LinkedIn
A disciplina é essencial para alcançar esses objetivos de forma consistente.
Liste e Priorize Suas Tarefas:
Organize suas atividades diárias em uma lista.
Priorize as tarefas mais importantes e concentre-se nelas com disciplina.
Elimine Distrações:
Identifique o que desvia sua atenção e prejudica sua produtividade.
Crie um ambiente livre de distrações para se concentrar nas suas responsabilidades.
Tenha Foco:
Mantenha-se concentrado em suas metas, mesmo quando surgirem obstáculos.
Lembre-se de que a disciplina envolve tomar decisões alinhadas com seus objetivos, mesmo quando não é fácil.
Desenvolver a disciplina requer prática constante e autodireção, mas os resultados valem a pena!
Potencialize também o seu desenvolvimento com literaturas, existem muito métodos e conhecimentos até mesmo biológicos do nosso cérebro que desvendam como pensamos perante a rotina, processos disciplinares, sugiro o livro abaixo:
Nada melhor do que conhecer como seu cérebro reage aos estímulos internos e externos para entender como conduzir este processo de forma biológica é mais aceitável.
Venho acompanhando muito os conteúdos da Ana Carolina, e deixo aqui um vídeo bacana sobre disciplina:
Se você curtiu esta newsletter, compartilhe, comente, me envie mensagens, terei o prazer de responder a você. Este engajamento ajuda muito para que meu texto chegue a mais pessoas e assim formamos uma rede de desenvolvimento forte e construtiva, gratidão!